Pac-Man e outros games irão virar peças de museu
Entre os primeiros 14 "clássicos" que entrarão no MoMA em março de 2013 estão Pac-Man (1980) e Tetris (1984)
Da Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 20h29.
Os jogos de videogame vão invadir o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em março do ano que vem, tornando-se parte do acervo da instituição, com sede em Manhattan.
O MoMA acaba de adquirir 14 games e espera aumentar rapidamente sua coleção para 40, declarou a encarregada do Departamento de Arquitetura e Design do museu , Paola Antonelli, no site do museu.
Entre os primeiros 14 "clássicos" que entrarão no museu em março de 2013 estão Pac-Man (1980) e Tetris (1984).
Completam a lista Another World (1991), Myst (1993), SimCity 2000 (1994), Vib-ribbon (1999), Katamari Damacy (2004), EVE Online (2003), Dwarf Fortress (2006), Portal (2007), Flow (2006), Passage (2008) e Canabalt (2009).
Para Antonelli, os games não são apenas arte, mas também design e por isso o MoMA se focou neste último aspecto.
O museu levou em conta o "design interativo", "a qualidade visual e a experiência estética de cada jogo", assim como "a elegância do código e do comportamento do jogador", segundo Antonelli.
Na escolha influenciou também uma "combinação de pertinência histórica e cultural", acrescentou.
Os jogos de videogame vão invadir o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em março do ano que vem, tornando-se parte do acervo da instituição, com sede em Manhattan.
O MoMA acaba de adquirir 14 games e espera aumentar rapidamente sua coleção para 40, declarou a encarregada do Departamento de Arquitetura e Design do museu , Paola Antonelli, no site do museu.
Entre os primeiros 14 "clássicos" que entrarão no museu em março de 2013 estão Pac-Man (1980) e Tetris (1984).
Completam a lista Another World (1991), Myst (1993), SimCity 2000 (1994), Vib-ribbon (1999), Katamari Damacy (2004), EVE Online (2003), Dwarf Fortress (2006), Portal (2007), Flow (2006), Passage (2008) e Canabalt (2009).
Para Antonelli, os games não são apenas arte, mas também design e por isso o MoMA se focou neste último aspecto.
O museu levou em conta o "design interativo", "a qualidade visual e a experiência estética de cada jogo", assim como "a elegância do código e do comportamento do jogador", segundo Antonelli.
Na escolha influenciou também uma "combinação de pertinência histórica e cultural", acrescentou.