Exame Logo

Os 10 vídeos mais estranhos (e geniais) de David Bowie

No dia da morte do camaleão do rock, a Billboard fez uma lista com os clipes mais "estranhos" de Bowie. Veja quais são eles a seguir

"Ziggy realmente cantava" (Divulgação/MIS/Brian Duffy/Duffy Archive & The David Bowie Archive)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 11h44.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h22.

São Paulo – O músico britânico David Bowie morreu neste domingo (10) aos 69 anos. Segundo uma publicação em sua página oficial do Facebook, o ícone do rock lutava há 18 meses contra um câncer. Bowie ficou famoso em 1972, com o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Os seus maiores sucessos incluem as músicas Let’s Dance, Space Oddity, Starman, Modern Love, Heores, Under Pressure, Rebel Rebel e Life on Mars. Seu último trabalho, o álbum Blackstar, foi lançado no dia oito de janeiro deste ano, também data do aniversário do cantor. Em homenagem à vida do camaleão do rock, o site da revista Billboard escolheu os dez vídeos mais bizarros de Bowie, desde videoclipes até apresentações ao vivo. Veja quais são eles a seguir.
  • 2. "Boys Keep Swinging" no Saturday Night Live

    2 /12

  • Veja também

    Em 1979, Bowie se apresentou no programa de TV norte-americano Saturday Night Live com uma marionete sobreposta sobre a própria cabeça, o transformando em metade homem, metade fantoche.  Não bastava essa caracterização, ele ainda cantou Boys Keep Swinging, uma canção com uma mensagem homoerótica, algo polêmico para a época. Além de tudo isso, no final da apresentação, o "fantoche" aparenta ter uma ereção no palco.  Para ver o vídeo completo do show, clique aqui.
  • 3. "Peace on Earth/Little Drummer Boy"

    3 /12

  • Um dos clipes mais estranhos de David Bowie, por incrível que pareça, é aquele em que ele tenta se passar por uma pessoa comum no especial de Natal de Bing Crosby, em 1977.  Após cada um dos artistas falarem sobre suas respectivas tradições natalinas, eles cantam as músicas Peace on Earth e Little Drummer Boy simultaneamente.
  • 4. "Jazzin For Blue Jean"

    4 /12

    Neste curta-metragem de 20 minutos dirigido por Julien Temple, Bowie interpreta dois personagens: um jovem desajeitado que tenta convencer uma garota que conhece uma estrela do rock e a própria estrela do rock.  Centrada na canção Blue Jeans, a história termina com uma discussão do cantor com o diretor sobre o final do vídeo. A dúvida de Bowie era se o fim estava muito inteligente.
  • 5. "Be My Wife"

    5 /12

    Até o primeiro momento, o vídeo da canção Be My Wife parece simples -- afinal, o cantor está olhando para câmera sobre um fundo branco. Porém, nada é comum quando o assunto é David Bowie.  "Há algo sobre os movimentos alienígenas de Bowie e seu olhar, alternadamente emocional e individual, que faz este video ser um ponto alto em sua carreira", escreve a Billboard.
  • 6. "The Next Day"

    6 /12

    O vídeo de retorno de Bowie na cena músical, em 2013, mostra o ator Gary Oldman como um sacerdote, a atriz francesa Marion Cotillard como uma garota de programa com estigmas e o cantor em um bordel. Devido às imagens religiosas controversas, o YouTube retirou o clipe da plataforma por um tempo.
  • 7. "The Stars"

    7 /12

    Em mais um clipe estrelado por uma atriz de Hollywood, Tilda Swinton e Bowie intepretam um casal suburbano que é perseguido por um repórter. De acordo com a Billboard, a melhor cena do vídeo é quando o cantor confronta uma versão sua mais nova. Na discussão, ele pede para que o jovem desligue "aquele barulho que as crianças chamam de música". Outra característica do clipe é que Swinton é muito parecida com Bowie, trazendo uma atmosfera andrógena ao vídeo.
  • 8. "Blackstar"

    8 /12

    O videoclipe para a faixa-título de seu novo álbum traz características de dança da artista alemã Pina Bausch e do simbolismo religioso e obscuro do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, bem como cenas que parecem tiradas de um filme de ficção científica.  "O clipe de dez minutos é um dos vídeos mais coesos da carreira de Bowie", afirma a Billboard.
  • 9. "Ashes to Ashes"

    9 /12

    O clipe da canção Ashes to Ashes apresenta a primeira década artística de Bowie. Por isso, era de se esperar que o vídeo não fizesse muito sentido. Nele, o artista vaga por um deserto com outros cantores, senta em uma cela acolchoada e aparece vestido como um palhaço pierrot.
  • 10. "Im Afraid of Americans"

    10 /12

    No clipe influenciado pelo filme Taxi Driver, Bowie é perseguido por Trent Reznor, vocalista da banda Nine Inch Nails, em Nova York. Em uma das cenas, Reznor saca uma arma e começa a atirar no cantor.
  • 11. "Underground"

    11 /12

    Canção parte do longa-metragem Labirinto, estrelado por Bowie, Underground mostra algumas das personas interpretadas pelo cantor, como Ziggy Stardust, Thin White Duke e Jareth. Além disso, Bowie se transforma em um desenho animado enquanto interaje com alguns personagens do filme.
  • 12. Gosta de videoclipes?

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaMúsica pop

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame