- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Orquestra norte-coreana se apresenta no Sul em meio a protesto
A trupe de músicos tocou canções das duas Coreias na cidade litorânea de Gangneung
Modo escuro
Orquestra da Coreia do Norte: "Minha filha disse que sentiu orgulho depois de ver a Coreia do Sul e do Norte tocando juntas" (Kim Hong-Ji/Reuters)
Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às, 16h58.
Gangneung, Coreia do Sul - Uma orquestra norte-coreana de 137 integrantes realizou sua primeira apresentação na Coreia do Sul nesta quinta-feira, embalando centenas de sul-coreanos ao som de temas familiares enquanto dezenas de manifestantes tocavam sua própria música em volume alto e ao som de tambores do lado de fora.
O show da Samjiyon Band ocorreu um dia antes de a Coreia do Sul iniciar sua primeira Olimpíada de Inverno em meio a um relaxamento nas tensões com a Coreia do Norte, sublinhado pela primeira visita da irmã de seu líder, Kim Jong Un, que deve chegar na sexta-feira.
A trupe de músicos tocou canções das duas Coreias na cidade litorânea de Gangneung, começando com a conhecida canção norte-coreana "Prazer em Conhecê-lo", e também interpretou uma seleção de temas ocidentais, inclusive do musical da Broadway "O Fantasma da Ópera".
"Eles tocaram canções populares para que púdessemos curtir o concerto, e superou minhas expectativas", disse Jun Sang-sik, servidor público de 37 anos que compareceu com a filha de 9 anos. "Minha filha disse que sentiu orgulho depois de ver a Coreia do Sul e do Norte tocando juntas."
A exibição de 90 minutos terminou sem bis, apesar dos pedidos da plateia, mas um anfitrião norte-coreano do evento agradeceu aos espectadores por sua recepção calorosa.
O show foi o primeiro de norte-coreanos no vizinho do sul desde 2000, quando outra orquestra cruzou a fronteira para um concerto conjunto em comemoração ao Dia da Libertação em 15 de agosto.
A cerca de 5 minutos de distância, 80 manifestantes realizaram um protesto sob as temperaturas abaixo de zero, tocando músicas de oposição aos Jogos de Pyeongchang e batendo tambores.
Uma barricada de cerca de 100 policiais os manteve longe do local do concerto.
"Eles estão aqui para fazer os sul-coreanos de tolos, e não posso aceitar isso", opinou Kwon Oh-seok, de 71 anos, acrescentando que viajou da capital Seul para protestar contra a apresentação.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.