Exame Logo

O Super Bowl LI histórico em 10 momentos

Foram 24 recordes quebrados em uma única partida, incluindo a primeira prorrogação da história da grande final da NFL

Crédito: Kevin C. Cox/Getty Images
DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 13h45.

Última atualização em 12 de outubro de 2018 às 09h18.

Uma virada de 25 pontos, primeira prorrogação da história do Super Bowl e um clássico instantâneo. New England Patriots fizeram um jogo inesquecível, de proporções épicas e com um resultado que coloca os vencedores no hall dos maiores times de todos os tempos.

Matt Ryan e os Falcons tentaram — muito — vencer o jogo, e fizeram tudo certo para isso: um começo arrasador, uma defesa que não deixou Brady respirar e uma vantagem de 25 pontos no início do terceiro quarto (a maior virada em um Super Bowl até então tinha sido de 10 pontos). Só que a partida não teria sido genial se não fosse por James White, Tom Brady e companhia , orquestrando uma virada sensacional.

Esse aqui é o gráfico de probabilidade de vitória ao longo do jogo. Em certo momento do jogo, estatísticos falavam que as chances de vitória dos Falcons era de 91,6%...

-

É possível dizer que esse jogo contou com feitos nunca antes vistos na história do esporte. Para o bem ou para o mal, como foi a interceptação retornada para touchdown dos Falcons. Foi a primeira vez que Brady cometeu um erro desse tipo em 34 jogos eliminatórios.

Crédito: Bob Levey / Stringer

Mas os lances inacreditáveis não se limitaram a esse. O jogo foi recheado de lances impressionantes, começando com essa recepção miraculosa de Julio Jones.

Crédito: Elsa/Getty Images

Porém, quando achávamos que não poderia ficar melhor, Julian Edelman desafiou as leis da lógica e da física para fazer isso.

Essa foi a distância da bola para o chão...

Crédito: Youtube/ Reprodução

Além da maior virada da história, o Super Bowl LI teve também a primeira prorrogação da história da grande final. Ao total, 24 recordes foram quebrados e sete igualados.

-

Não é como se Tom Brady tivesse feito história somente nesse Super Bowl. Pelo menos três dos recordes quebrados pelo jogador já pertenciam a ele. Sua confiança é tanta que ele gravou um comercial como penta campeão da liga antes mesmo do jogo.

https://twitter.com/mkmolnar/status/828467533053325312?ref_src=twsrc%5Etfw

E se não bastasse ser um dos melhores de todos os tempos, Brady ainda tem uma fiel escudeira do seu lado. Gisele Bündchen estava no estádio e liderou a torcida para o marido, que quase custou seu celular...

Mas claro que o show em campo não foi exclusividade de Falcons e Patriots. Lady Gaga também abalou o NRG Stadium em um grande apresentação onde apostou em seus grandes hits para um dos melhores shows de intervalo dos últimos anos

-

https://www.youtube.com/watch?v=MCJGcDDNtms

Aproveitem e revejam esse jogo histórico, porque a bola oval só volta a campo no próximo dia 7 de setembro para o começo da temporada 2017.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame