Nos glaciares e no Everest : os relógios de aventura da Montblanc

A manufatura alemã lança a primeira linha de modelos para mergulho e um relógio sem oxigênio dentro para alturas extremas, entre outras novidades
 (Montblanc/Divulgação)
(Montblanc/Divulgação)
I
Ivan Padilla, de Genebra

Publicado em 30/03/2022 às 07:30.

Última atualização em 02/04/2022 às 06:47.

Em uma apresentação virtual para alguns convidados da imprensa, semanas atrás, a Montblanc exibiu um vídeo com Laurent Lecamp, diretor de relógios da marca, diretamente dos lagos glaciares do Mont Blanc, nos Alpes. Lecamp estava lá, no meio de uma nevasca, para apresentar o mais novo – e disruptivo – lançamento da manufatura : o novo Montblanc 1858 Iced Sea Automatic Date.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

A produção desse vídeo certamente foi trabalhosa, mas é fácil entender o investimento. Relógios de mergulho estão em alta no mundo da relojoaria. A maior parte das grandes maisons tem uma linha de dive watches. Faltava a Montbanc. A manufatura alemã lançou uma nova coleção, mas com seu próprio DNA, o montanhismo.

Agora, no salão de relojoaria Watches & Wonders, em Genebra, temos a chance de ver de perto o novo modelo, com todos os detalhes do mostrador, do bezel, do fundo da caixa. Outros quatro modelos foram apresentados no salão: o Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen LE290, o Montblanc 1858 Minerva Monopusher Chronograph Red Arrow LE88, o Montblanc Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph e o .

Montblanc 1858 Iced Sea Automatic Date

Quando pensou em criar um novo relógio esportivo de mergulho, a Montblanc não foi para as águas tropicais em busca de inspiração, mas subiu até os lagos glaciais do Maciço Mont Blanc. Subindo pelo Vale de Chamonix até o Mer de Glace, os designers da maison foram cativados pela textura do gelo glacial com sua rede entrelaçada de cristais que foram congelados no tempo por milênios.

O desafio era traduzir a visão dos glaciares em um relógio. Tarefa difícil, já que um mostrador de relógio mede apenas meio milímetro de altura. Como criar a ilusão de olhar para a profundidade de uma geleira nessa superfície? Após muitos testes, a maison encontrou uma solução técnica para criar uma impressão de profundidade e luminosidade genuínas, uma técnica ancestral pouco usada hoje chamada gratté boisé.

O resultado conseguiu capturar o espírito de exploração da Montblanc, as aventuras para as quais os relógios são feitos. De perto, o efeito das geleiras em relevo no mostrador impressiona.

Aço e borracha na água salgada

O Montblanc 1858 Iced Sea Automatic Date inclui uma pulseira de aço inoxidável em forma de V intercambiável, que pode ser trocada facilmente por uma pulseira de borracha, sem a necessidade de uma visita à boutique ou uso de ferramentas. A pulseira também é ajustável no pulso.

A pulseira de aço inoxidável também vem com um cone de 20 a 16 mm, um recurso caro mas que traz um ar de sofisticação, presa por uma fivela de implantação dupla. O aço inoxidável e a borracha foram os materiais indicados pela durabilidade em ambiente de água salgada.

Segundo a Montblanc, o novo 1858 Iced Sea Automatic Date é mais do que um relógio esportivo, é um instrumento de cronometragem de mergulho certificado, em conformidade com a norma ISO 6425. Além da certificação de segurança, cada relógio passou pelo teste de 500 horas do Laboratório Montblanc para garantir resistência a choques, efeitos magnéticos, mudanças de temperaturas e profundidade de até 300 metros.

O relógio também precisa ser visível em todas as condições. Para isso, a Montblanc incorporou Super-Luminova® branca nos ponteiros, índices e ponto às 12 horas, que brilham em um tom luminescente com pouca luz, mantendo o tema glacial.

Gelo azul, verde e preto

O Montblanc 1858 Iced Sea Automatic vem com três cores de mostrador – azul, verde e preto – que representam diferentes cores de gelo glacial. O gelo azul pode ser encontrado no Mar de Gelo do Mont Blanc e é criado pela inclusão de bolhas de ar no gelo. O gelo verde é encontrado na Antártida e é resultado da presença de microscópicas algas da neve. E o gelo preto ocorre quando não há inclusões ou bolhas de ar e a absorção de luz causa esse efeito visual. A cor enegrecida também pode ser efeito de depósito de cinzas vulcânicas em sua estrutura.

Cada relógio vem em uma caixa de aço inoxidável de 41 mm com um aro giratório unidirecional de cerâmica bicolor. O fundo da caixa apresenta uma gravura em relevo 3D de um iceberg e um mergulhador explorando as águas glaciais.

O movimento automático indica horas, minutos, segundos e uma data às três horas. A reserva de marcha é de 38 horas. O relógio também vem com uma bolsa de relógio reciclada e reciclável para que o usuário esteja ainda melhor equipado e pronto para a próxima aventura. No Mont Blanc ou, vá lá, em uma praia tropical. Preço no Brasil: 23.900 reais com pulseira em aço intercambiável e 22.200 reais com pulseira de borracha.

Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen LE290

Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen

Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen: rumo ao Everest (Montblanc/Divulgação)

A Montblanc também trouxe um novo modelo ligado diretamente ao alpinismo, o Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen LE290. A manufatura removeu o oxigênio de seu mais recente modelo de montanhismo para seu novo embaixador Nimsdai Purja testar em sua próxima expedição ao cume do Monte Everest.

Mais do que apenas se apropriar de um estilo, a Montblanc se propõe a fabricar instrumentos de cronometragem profissionais para os exploradores de hoje. O mais recente relógio Geosphere de 1858 da Montblanc vê agora a adição de um novo movimento de cronógrafo, desprovido de todo oxigênio.

O que isso signfica ? Esse relógio “Zero Oxygen”, limitado a 290 peças, apresenta benefícios para os exploradores que precisam de seus equipamentos para trabalhar em ambientes mais severos. O oxigênio zero dentro do movimento elimina o embaçamento, que pode ocorrer com mudanças drásticas de temperatura em altitude, e evita a oxidação. Sem oxigênio, todos os componentes duram muito mais e proporcionam maior precisão ao longo do tempo.

Cada relógio vem com um certificado de oxigênio zero que atesta o processo. Cada relógio também passa pelo teste de 500 horas da maison. Mas a Montblanc queria dar um passo adiante, levando o novo 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen LE290 em uma expedição de alpinismo real para a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest.

Expedição ao Monte Everest

Mas quem aceitaria o desafio? O escolhido foi Nimsdai Purja, um montanhista exemplar premiado com um MBE (Membro da Ordem do Império Britânico) por sua notável conquista no montanhismo de altitude extrema.

Nascido no Nepal, Nimsdai começou sua carreira nas forças armadas, onde passou seis anos como Ghurka – as unidades do exército britânico e indiano recrutadas no Nepal – e depois 10 anos no Special Boat Services (SBS) do Reino Unido, unidades de elite do exército britânico.

Nimdsai desenvolveu interesse em montanhismo durante seu tempo livre, depois de uma caminhada até o Everest Base Camp. A experiência despertou uma paixão que mais tarde o serviria bem em seu trabalho ao participar de missões com a unidade de montanha da SBS.

Em 2019, ele deixou as forças armadas para se concentrar no montanhismo de altitude extrema. Desde então, alcançou vários recordes de montanhismo, incluindo várias subidas mais rápidas para o maior número de picos em uma única temporada (ele alcançou os 14 picos de 8.000 metros mais altos do mundo em surpreendentes sete meses, quebrando o recorde anterior de oito anos).

Em maio de 2022, Nimsdai realizará uma expedição ao cume do Monte Everest sem oxigênio suplementar levando no pulso Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen LE290 para testar o relógio.

Nova função cronógrafo

Além de remover o oxigênio de dentro da caixa, os relojoeiros da Montblanc fizeram inúmeras melhorias no relógio em preparação para esta escalada desafiadora. Em primeiro lugar, eles escolheram óleos específicos para o movimento, que funcionarão perfeitamente em temperaturas tão baixas quanto -50oC. A precisão de um movimento de relógio depende da lubrificação de seus componentes.

Outra novidade para a linha Montblanc 1858 Geosphere é a chegada de uma função de cronógrafo que pode ser usada para registrar o tempo decorrido de várias operações na montanha. A nova complicação é alimentada pelo movimento Montblanc de cronógrafo automático MB 29.27, com um ponteiro de segundos do cronógrafo central, cronógrafo de 30 minutos em um submostrador às três horas e hora do cronógrafo às nove horas.

O botão start/stop está às duas horas, enquanto o botão de reset está às quatro horas. O cronógrafo une a função de hora mundial exclusiva do Montblanc 1858 Geosphere com seus globos giratórios para os hemisférios norte e sul, uma escala de 24 horas, um indicador dia/noite e uma data por meio de um disco.

O relógio vem em uma caixa de titânio polido de 44 mm muito leve. O bezel de cerâmica é serrilhado com acabamento acetinado bidirecional com pontos cardeais. E um novo e impressionante mostrador azul glacial dá a impressão de olhar para as profundezas de uma geleira genuína.

O Monte Everest é celebrado no verso da caixa do relógio. A decoração é gravada a laser. As cores são criadas com oxidação também gerada a laser. O relógio vem em uma edição limitada de 290 peças, um número que é um aceno para os 29.031 pés que Nimsdai precisará escalar para chegar ao cume – adicionando muitas horas de testes reais ao relógio do explorador final. Preço no Brasil: 64.800 reais.

Montblanc 1858 GMT Automatic Date

Montblanc 1858 GMT Automatic Date

Montblanc 1858 GMT Automatic Date: ponteiro adicional trocado por um quadrado vermelho (Montblanc/Divulgação)

Uma das complicações mais práticas, a função de relógio Montblanc 1858 GMT mostra a hora em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Mas enquanto a maioria dos relógios GMT indica o segundo fuso horário com um ponteiro adicional, o novo modelo Montblanc 1858 GMT apresenta sua indicação GMT sem ponteiros, com um quadrado vermelho que se move na parte externa do mostrador.

Esse quadrado vermelho está posicionado ao lado de um bezel fixo, feito de alumínio anodizado preto ou azul, que mostra as 24 horas para que o usuário saiba imediatamente se é dia ou noite também no segundo fuso horário. O sistema também indica as meias horas com um retângulo vermelho para as meias horas e um quadrado vermelho completo para as horas.

Há também uma janela de data às três horas e uma indicação de ponteiro de segundos central. A caixa é de aço inoxidável de 42 mm e o mostrador raios de sol, preto ou azul, são adornados com ponteiros e índices luminescentes azuis.

O relógio também vem com uma pulseira de aço inoxidável afunilada e intercambiável com um sistema de ajuste fino. Essa pulseira pode ser trocada por uma versão de borracha preta ou azul em segundos.

O verso gravado em titânio mmostra os continentes e oceanos do planeta, juntamente com os nomes das cidades em cada um dos 24 fusos horários, oferecendo uma indicação de hora mundial. O verso da caixa pode ser personalizado para incluir a cidade natal do proprietário em vermelho e seu fuso horário local. Uma curiosidade : a hora da Europa Central, que geralmente é representada por Paris, foi alterada para Villeret, a sede da relojoaria suíça da Montblanc.

O movimento automático é o MB 24.33, com reserva de marcha de 42 horas. Preços no Brasil : 26.300 reais (pulseira de couro), 26.900 reais (pulseira aço) e 30.300 (customizado)

Montblanc 1858 Minerva Monopusher Chronograph Red Arrow LE88

Montblanc 1858 The Red Arrow Minerva Monopusher Chronograph

Montblanc 1858 The Red Arrow Minerva Monopusher Chronograph: inspiração na aviação dos anos 1930 (Montblanc/Divulgação)

As décadas de 1920 e 1930 foram os anos de formação da aviação com tecnologia de rápido avanço e o início de voos civis e militares. Um cronômetro confiável era uma peça essencial do equipamento de um piloto e uma manufatura suíça em Villeret, chamada Minerva na época, estava na vanguarda da produção de cronômetros e cronógrafos profissionais para navegação e rastreamento do tempo no ar.

Em 1927, a Manufatura Minerva em Villeret fabricava modelos com bezel canelado e um bezel giratório de contagem regressiva interna. Isto foi seguido em 1939 por seu primeiro cronógrafo de relógio de pulso com um bezel giratório externo e uma função de reset. Ao longo dos anos, Minerva tornou-se especialista líder em relógios profissionais para medir o tempo decorrido com alta precisão.

Esse passado inspira agora a criação do novo Minerva Monopusher Chronograph Red Arrow LE88 de 1858. Os elementos-chave do passado incluem um bezel canelado, desta vez em ouro branco 18K – para facilitar o uso com luvas de piloto ¬ e a flecha vermelha da maison que permitia uma leitura rápida e fácil do tempo decorrido.

O mostrador preto é aprimorado com ponteiros Super-LumiNovaÒ bege e algarismos arábicos brilhando em verde com pouca luz. Há também uma escala telemétrica que percorre a parte externa do mostrador – característica típica desses lendários cronógrafos – e um taquímetro (base 1000) no centro do mostrador em forma de um caracol.

Design de relógios antigos de aviação

Um contador de cronógrafo de 30 minutos está localizado às três horas, um contador de segundos pequenos está posicionado às nove horas e os segundos do cronógrafo são indicados por um ponteiro central.

O Montblanc 1858 Minerva Monopusher Chronograph Red Arrow LE88 é alimentado pelo cronógrafo de fração de segundo Calibre MB M13.21 com um mecanismo a corda finalizado à mão. A reserva de marcha é de 60 horas.

O design original dos relógios de aviação Minerva foi resultado direto das necessidades dos primeiros pilotos para uma legibilidade suprema. O Montblanc 1858 Minerva Monopusher Chronograph Red Arrow LE88 reproduz esse estilo legível com seu mostrador preto e detalhes luminescentes. O relógio vem em uma caixa de aço inoxidável de 42 mm com uma gravação especial no fundo da caixa e é complementado por uma pulseira de couro de crocodilo preta com costura bege.

Trata-se de uma edição limitada a 88 peças. Preço no Brasil: sob consulta.

Montblanc Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph

Montblanc 1858 The Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph

Montblanc 1858 The Unveiled Secret Minerva Monopusher Chronograph: disruptivo (Montblanc/Divulgação)

O modelo vem com o icônico movimento de corda manual MB 16.29, com todo o seu meticuloso acabamento manual. A novidade é que o calibre foi invertido para exibir toda a incrível ação mecânica no lado do mostrador do relógio . À primeira vista, o espectador pode pensar que é um movimento esqueletizado, mas um olhar mais atento revela o cronógrafo histórico.

Isso nunca foi feito, em 165 anos de história da Minerva, manufatura que deu origem à Montblanc. Virar um movimento parece simples, mas é um feito técnico, pois a direção dos ponteiros também precisa ser invertida. A inversão do tempo exigiu a adição de 21 componentes.

E por diversão a maison virou o último dígito do número de referência de cabeça para baixo, para representar essa mudança. Então MB 16,29 se torna MB 16,26. Como todos os movimentos altamente complicados da Montblanc, a icônica flecha Minerva e a ponte em forma de “V” da Maison também estão em exibição.

A flecha Minerva é uma homenagem à deusa romana que é sempre representada com seu bastão com a ponta de flecha na mão, e a inusitada ponte em forma de “V” vem da vista das montanhas a partir da janela dos relojoeiros em Villeret, uma paisagem que tem sido uma constante desde a fundação da oficina em 1858.

O mostrador de pequenos segundos aberto e os elegantes ponteiros e índices foram aprimorados com Super-LumiNova ® para maior legibilidade. O relógio inclui um bezel canelado, inspirado em um lançamento da Minerva que remonta a 1927. São duas edições limitadas, com 18 e 58 peças, respectivamente em Lime Gold e aço inoxidável.

Ambos vêm em caixa de 43 mm e são equipados com um bezel canelado, o sinal de um relógio Montblanc excepcional. A reserva de marcha é de 50 horas e resiste a 30 metros de profundidade. Preço : sob consulta.