Casual

Mostra sobre ditadura chilena propõe interação com o público

Exposição do artista chileno Cristian Kirby é composta por 120 intervenções realizadas a partir de fotografias de desaparecidos políticos


	Fotos de desaparecidos durante a ditadura militar chilena: exposição do artista plástico Cristian Kirby faz intervenções com fotografias de desaparecidos políticos
 (Martin Bernetti/AFP)

Fotos de desaparecidos durante a ditadura militar chilena: exposição do artista plástico Cristian Kirby faz intervenções com fotografias de desaparecidos políticos (Martin Bernetti/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2014 às 16h48.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - Uma interação com o público marcou no sábado a inauguração no Memorial da Resistência de São Paulo da exposição "119", do artista chileno Cristian Kirby, composta de 120 intervenções realizadas a partir de fotografias de desaparecidos políticos durante a ditadura chilena.

Máscaras de papel, que simbolizam o rosto de outras 436 pessoas que morreram ou desapareceram na ditadura brasileira (1964-1985), serão montadas até no próximo sábado pelos próprios visitantes na exposição, em uma interação entre o público, a história dos dois regimes militares e a obra do artista chileno.

O objetivo é "provocar o público e lembrar ou conhecer esses sujeitos, que além de rostos esquecidos, eram pessoas com família e uma história e até hoje, na grande maioria, seu desaparecimento continua sem nenhuma explicação", comentou o artista brasileiro Alexandre D'Angeli, responsável pela obra.

Uma segunda representação, entre os dias 12 e 15 de março de 2015, quando a exposição terminará, será realizada com as máscaras dos 119 desaparecidos chilenos, protagonistas da mostra, comunicou em uma nota a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, responsável pelo Memorial da Resistência.

Depois, tanto as 436 máscaras dos brasileiros como as 119 dos chilenos formarão uma exposição à parte e própria.

A exposição "119" reúne intervenções relacionadas às pessoas desaparecidas ou de fatos, como o discurso da imprensa pró ditadura.

"Expor o projeto '119' no Memorial da Resistência de São Paulo é uma das maneira de reapropriação e ressignificação dos cenários da crueldade e do extermínio tomados pelo poder e uma maneira de refletir sobre a posição que adotamos na recuperação da defesa dos direitos humanos", comentou Kirby. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDitaduraExposições

Mais de Casual

'Feito Pipa' é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2027

Livro reconstrói 30 anos de moda masculina da Louis Vuitton

Os dois hotéis brasileiros entre os 50 melhores do mundo

Os melhores novos hotéis do mundo, de acordo com o Guia Michelin