Casual

Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em São Paulo

Durante festival, serão exibidos 37 filmes em todas as capitais brasileiras

Sala de cinema (MARIO MIRANDADivulgacao)

Sala de cinema (MARIO MIRANDADivulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2012 às 16h55.

São Paulo – A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que exibe 37 filmes em todas as capitais brasileiras, começa nesta quinta-feira (22) na capital paulista, com temáticas que reforçam a garantia e o respeito aos direitos humanos no país.

Durante oito dias, o público poderá conferir, gratuitamente, filmes como o A Fábrica, de Aly Muritiba, que abre a mostra na quinta-feira, a partir das 20h30, no Cine Sesc. O curta metragem conta a história de um presidiário que convence a mãe a arriscar a própria segurança levando um telefone celular até ele.

Da Argentina, o Saia se Puder, de Mariano Luque, retrata uma mulher que sofre com a violência do companheiro, apesar de estarem em um camping, durante uma viagem de descanso. Outro filme, o venezuelano O Garoto que Mente, de Marité Ugás, traz um garoto de 13 anos que abandona a casa em que vive para viajar pelo litoral da Venezuela. Para sobreviver, ele seduz quem encontra pelo caminho, reinventando sua própria história.

O festival começou no dia 7 de novembro, em Natal (RN), homenageando o documentarista Eduardo Coutinho. Para a mostra, foram inscritos, entre curtas, médias e longas, 255 filmes. O principal critério de escolha que selecionou os 37 premiados foi capacidade de promover a reflexão sobre os assuntos ligados aos direitos humanos.

O evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos, com produção da Cinemateca Brasileira, do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos governos locais.

Os filmes entram em cartaz na Cinemateca Brasileira, localizada na Largo Senador Raul Cardoso, número 207, além do CineSESC, localizado na Rua Augusta, número 2075, e em Diadema, no Cine Eldorado, Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, número 55.

A programação completa está disponível no site da mostra.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaDireitos civisEntretenimentoFilmes

Mais de Casual

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Mais na Exame