J.K. Rowling revela inspiração por trás da criação de Dolores Umbridge
A personagem foi baseada em uma mulher que a autora 'desgostava intensamente apenas ao olhar'
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2014 às 06h09.
A escritora J.K. Rowling, autora da série Harry Potter, publicou no site Pottermore um artigo no qual revela a inspiração para a criação da personagem Dolores Umbridge.
Rowling chama Umbridge - antagonista de A Ordem da Fênix, quinto livro da série - de "um dos personagens por quem sinto mais profundo desprezo".
No livro, Dolores Umbridge é professora de defesa de artes das trevas e aplica punições crueis aos alunos de Hogwarts, inclusive Harry Potter, que é forçado a cortar "Eu não devo dizer mentiras" nas costas da mão.
Rowling revela que Umbridge foi inspirada em uma pessoa real, alguém que a escritora "desgostava intensamente apenas ao olhar para ela. A mulher em questão devolvia minha antipatia, com juros. O por quê de nós odiarmos tanto eu honestamente não posso dizer", escreve.
A autora havia dito anteriormente que apenas o personagem Gilderoy Lockhart, Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Harry Potter e a Câmara Secreta, era o único personagem da série baseado em uma pessoa real.
O artigo sobre Umbridge faz parte de uma série de novos materiais postados hoje no Pottermore para comemorar o lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix no site.
Entre as novas 5 500 palavras inéditas postadas por J.K. Rowling, está um olhar sobre os Hipógrifos (os misteriosos cavalos alados da série), a história da prisão de Azkaban, a opinião da autora sobre a personagem Sybil Trelawney, uma biografia de todos os ocupantes do cargo de Ministro da Magia e uma introdução à pratica da advinhação entre os mágicos.