Casual

Imprensa alemã exalta Götze redentor e deus do futebol

Mario Götze foi autor do gol que garantiu a vitória alemã na final da Copa do Mundo

Göetze celebra gol que rendeu título para Alemanha (REUTERS/Sergio Moraes)

Göetze celebra gol que rendeu título para Alemanha (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 07h06.

Berlim - Os títulos da imprensa alemãs oscilaram nesta segunda-feira entre manchetes que elogiam Mario Götze, autor do gol da vitória - como "Götze redentor" - e a simples constatação que a seleção de Joachim Löw se tornou a campeã do mundo de futebol.

"Götze, deus do futebol. Somos campeões do mundo", diz em um de seus títulos o jornal "Bild" combinando as duas tendências.

Alguns meios, entre eles o "Süddeutsche Zeitung", recorreram a um jogo de palavra e combinaram a expressão "Gott sei Dank" (graças a Deus) com o nome de Götze para cunhar o neologismo "Götzeidanke".

"¡Götzseidank! Götze, Götze, sempre Götze. Alemanha ganhou a final contra a Argentina e nas ruas alemãs há ambiente de festa", titula o "Süddeutsche Zeitung".

"Götze redentor. Alemanha é campeã do mundo", traz o "Frankfurter Allgemeine Zeitung"

"Die Welt", por sua vez, destaca declarações de Löw na entrevista coletiva onde revelou que tinha recorrido a um truque de motivação ao dizer a Mario Götze que ao colocá-lo em campo ele tinha que mostrar ao mundo que era melhor jogador que Lionel Messi.

"Disse a ele: mostra ao mundo que é melhor que Messi, mostra que você pode decidir uma partida", disse Löw em declarações que o jornal alemão traz na manchete. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaEsportesAlemanhaFutebolCopa do Mundo

Mais de Casual

Por que as big techs estão se voltando ao mercado de beleza

Por que mulheres estão se aproximando dos esportes de combate

Por dentro do grupo gastronômico que cresce sem pressa — e sem chef-celebridade

A cafeína do matchá tem o mesmo efeito do café?