Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Filme brasileiro sobre resistência indígena é premiado em Cannes

A mostra entregou ainda o prêmio principal da noite; conheça vencedores

Modo escuro

Prêmio do Festival de Cannes (Regis Duvignau/Reuters)

Prêmio do Festival de Cannes (Regis Duvignau/Reuters)

Publicado em 27 de maio de 2023 às, 14h17.

O longa brasileiro A Flor do Buriti, produzido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, foi premiado na noite de sexta-feira no Festival de Cannes 2023, na França. Ele venceu o Prix D’ensemble (prêmio de Melhor Equipe) na mostra “Um Certo Olhar” (Un Certain Regard).

O filme, uma produção da empresa mineira Entre Filmes, estreou no dia 23 de maio e aborda os últimos 80 anos de história dos Krahô, povo indígena que vive no norte do Tocantins, na fronteira com o Maranhão e o Piauí. São retratadas diferentes formas de resistência, como a luta pela terra, por maior liberdade, pela preservação de ritos ancestrais e da natureza das comunidades onde vivem. Um acontecimento em destaque no longa é o massacre ocorrido em 1940. Estima-se que fazendeiros da região tenham matado pelo menos 26 pessoas do povo Krahô.

A mostra entregou ainda o prêmio principal da noite para How To Have Sex, de Molly Manning Walker. O troféu Nova Voz foi para Augure, de Baloji. Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani, venceu o prêmio Liberdade. The Mother Of All Lies, de Asmae El Moudir, conquistou a categoria de direção, e Hounds, de Kamal Lazraq, a do júri.

O Festival de Cannes continua na noite deste sábado, quando ocorrem as disputas pelo maior prêmio: a Palma de Ouro. O cineasta brasileiro Karim Aïnouz concorre com o filme britânico Firebrand. Destaque no elenco para os atores Jude Law e Alicia Vikander. O enredo fala sobre a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, na Inglaterra da dinastia Tudor, que tenta promover crenças protestantes radicais na nação.

Mais brasileiros premiados em Cannes

O filme "Levante", da brasileira Lillah Halla, e "Los colonos", do diretor chileno Felipe Gálvez, foram premiados neste sábado (27) pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), em Cannes, informou a entidade via Twitter.

"Levante", que participava da Semana da Crítica, narra o dilema de Sofia, uma adolescente brasileira com talento para o vôlei mas que engravida e decide fazer um aborto no Uruguai.

"A sorte de Sofia é que, apesar de sua determinação, ela não está sozinha", explicou o júri de críticos do Fipresci.

Já "Los colonos", que concorreu na seção 'Un Certain Regard', aborda os massacres indígenas durante a colonização da Terra do Fogo e foi premiada pela "força e precisão de sua encenação", explicou o júri.

Todos os anos, o júri da Fipresci seleciona um filme presente nas grandes seções do festival: a competição oficial, o 'Un Certain Regard', a Semana da Crítica e a Quinzena dos Cineastas.

Outra obra premiada foi "The Zone of Interest" (A zona de interesse, em tradução livre), do diretor britânico Jonathan Glazer. O cineasta também concorre à Palma de Ouro do 76º Festival de Cinema de Cannes, cuja festa de encerramento acontece neste sábado.

O filme de Glazer mostra a banalidade cotidiana do responsável pelo campo de extermínio de Auschwitz, o comandante Rudolf Höss, e sua família. "Ao apresentar o horror como algo normal, com diálogos banais, o filme é uma reflexão sobre a ignorância como uma doença que conecta o passado com o presente", explicou a Fipresci.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Do Sul ao Nordeste: conheça os 5 maiores teatros do Brasil
Casual

Do Sul ao Nordeste: conheça os 5 maiores teatros do Brasil

Há 14 horas
Chefs na palma das mãos: aplicativo apresenta passo a passo de receitas de cozinheiros renomados
Casual

Chefs na palma das mãos: aplicativo apresenta passo a passo de receitas de cozinheiros renomados

Há 18 horas
Conheça os 50 melhores hotéis do mundo (tem brasileiro na lista)
Casual

Conheça os 50 melhores hotéis do mundo (tem brasileiro na lista)

Há 19 horas
Com vista para Ipanema, Fasano abrirá rooftop para não-hóspedes por apenas 4 noites
Casual

Com vista para Ipanema, Fasano abrirá rooftop para não-hóspedes por apenas 4 noites

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais