Festival na China constrói uma incrível cidade de gelo. Veja
Evento acontece até dia 25 de fevereiro e traz as belezas que o inverno rigoroso do país pode proporcionar
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2015 às 16h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h54.
São Paulo – Essas imagens poderiam ser o cenário do filme “Frozen – Uma Aventura Congelante” da vida real, mas, na verdade, fazem parte do Harbin International Ice and Snow Festival , no norte da China . O evento teve início no dia 5 e acontece até 25 de fevereiro, na cidade de Harbin. Lá, um mundo gelado se ergueu, com esculturas de neve e de gelo, show de luzes no gelo, hotéis de gelo, tobogãs, safari para ver tigres da Sibéria, ski, patinação no gelo e outras atividades. Veja nas imagens as verdadeiras obras de arte que o festival criou neste inverno.
Visitantes do festival passam pelas esculturas feitas e se divertem com a "mini-cidade" criada no inverno. Algumas delas são verdadeiros prédios, onde é possível entrar e ver por dentro. Olhando de longe, seria fácil dizer que tudo isso é feito de gelo?
Quando visto de longe e à noite, o conjunto de esculturas de gelo e neve do festival chinês mais parece ter saído de um filme de fantasia.
Para que as esculturas se mantenham até o dia 25 de fevereiro, é preciso contar com a ajuda de funcionários, como este da foto, que faz o polimento de uma das obras erguidas neste ano.
A dimensão das esculturas erguidas no Festival de Harbin é impressionante. No centro da imagem, é possível ver um funcionário em cima de uma espécie de grua para polir e manter a enorme construção de gelo e neve à sua volta.
No festival de Harbin, os visitantes puderam passear dentro das enormes esculturas de gelo, iluminadas pelos holofotes coloridos e lâmpadas posicionadas dentro das paredes.
Mesmo sem emitir nenhum som, este piano impressiona. Feito todo de gelo, o instrumento musical chama a atenção dos visitantes, que, com toda razão, não perdem a oportunidade de brincar e tirar fotos com a escultura.
Todo feito de gelo e em tamanho bem próximo de um trem de verdade, essa locomotiva em um ar fantasmagórico, com sua cor transparente. Os detalhes também são de cair o queixo: repare na "fumaça" que sai da chaminé, feita com neve.
As esculturas do Festival de Harbin têm diferentes formas e tamanhos e, por isso, algumas delas permitem uma interação mais próxima com os visitantes. Este da foto, por exemplo, aproveitou para posar para a foto sentado em cima do bloco de gelo moldado.
Uma carruagem leva visitantes do festival a um passeio pelas obras. Ao fundo, uma escultura de gelo que mais parece um castelo de cristal completa a atmosfera mágica do lugar.
Durante o dia, a cor esbranquiçada do ambiente dificulta um pouco a distinção das obras, mas ainda assim é possível perceber a precisão dos traços e desenhos. Na imagem, uma escultura de gelo que representa a carcaça de um peixe é polida por um funcionário do festival.
Fica difícil não voltar a ser criança diante de esculturas como estas. As duas chinesas da foto entraram no clima de diversão e "tomaram o lugar" dos bonecos de gelo recortados da estrutura principal.
Quando se fala em neve e gelo, não pode faltar um lugar onde se possa deslizar. No festival de Harbin, os visitantes podem descer por escorregadores iluminados com belas cores.
Não é exatamente um exagero dizer que o festival de Harbin criou uma cidade de gelo. As esculturas de gelo têm tamanhos impressionantes. Um exemplo é a representada nesta foto, que mais parece um castelo criado em sonho.
Outra figura que parece ter saído de um sonho é esta escultura, criada em grandes proporções. Os detalhes dos olhos, expressão facial, mãos, cabelo, acessórios e até mesmo os cristais de gelo representados são de cair o queixo.
Durante a noite, as luzes tomam conta do lugar e fazem um show à parte. Este labirinto, por exemplo, estimula os sentidos dos visitantes de diversas formas, seja colocando o desafio de encontrar o caminho certo, seja encantando os olhos com as belas cores projetadas.
Um espetáculo de cores foi presenciado pelos visitantes que chegaram ao festival de Harbin, no dia de sua inauguração. Os organizadores estimam que milhões de pessoas devem passar pelas belas construções de gelo do evento.
Vários casais aproveitaram a beleza do lugar para fazer um casamento coletivo, organizado pela prefeitura da cidade. Ao todo, 11 casais, entre chineses, russos e egípcios, formalizaram sua união no festival. Na foto, um deles posa em frente a uma escultura de gelo, logo após a cerimônia de casamento.
Visitantes aproveitam para tirar muitas fotos de recordação durante a visita à grandes construções de gelo e neve criadas para o festival.
As baleias também podem ser encontradas na terra. Isso, claro, se forem feitas como as da foto, com neve e muita habilidade. Além dos animais, foram representadas até mesmo as ondas da água, pelos artistas responsáveis pelas esculturas do festival.
Em dezembro de 2014, as esculturas já estava quase prontas. Na imagem, funcionários terminam de polir uma escultura gigante e repleta de detalhes, feita de neve.
Mais lidas
Mais de Casual
VPN deixa a passagem aérea mais barata? Veja dicas para viajar por menosO carro mais luxuoso do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME CasualEsta rua superou a Quinta Avenida, em Nova York, como a mais cara do mundo para varejoOs sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da Disney