Esses são os restaurantes mais seguros para frequentar agora?
Conheça estabelecimentos em SP e no RJ que não se limitaram ao básico para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus
Guilherme Dearo
Publicado em 21 de agosto de 2020 às 08h00.
Última atualização em 21 de agosto de 2020 às 23h16.
Esses restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro não se limitaram ao básico para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus — leia-se distanciamento de mesas, distribuição de álcool em gel e medidas do tipo. Confira as medidas adotadas e os menus de cada um:
Sushi das Artes
Inaugurado em 5 de agosto, o restaurante acomoda a clientela em 30 cabines que rodeiam o lago da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Com armação de madeira e paredes e teto de material acrílico transparente — e espaço para quatro pessoas —, elas permitem total isolamento dos demais fregueses. Precisa ir ao banheiro? O trajeto é feito a bordo de um carrinho de golfe. Os pedidos devem ser registrados no aplicativo Rappi, parceiro do projeto, do qual a apresentadora Fernanda Gentil é sócia. No menu, como o nome indica, os hits da culinária japonesa. Endereço: Cidade das Artes, Av. das Américas, 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Modern Mamma Osteria
Seguramente um dos restaurantes mais disputados de São Paulo — pelo menos até a pandemia — o Modern Mamma Osteria, o Moma, da dupla de chefs Paulo Barros e Salvatore Loi, investiu R$ 7 mil para instalar painéis de acrílico entre as mesas. É uma tranquilidade a mais para os clientes mais ressabiados com os riscos de contrair o novo coronavírus ao sair para comer (pelas regras em vigor, é bom frisar, os estabelecimentos precisam apenas garantir certa distância entre as mesas, fornecer álcool em gel e, por razões óbvias, medir a temperatura de clientes e funcionários, entre outras medidas do tipo). No cardápio seguem receitas irrecusáveis como o tagliolini alla matriciana com fonduta de pecorino (54 reais) e a imbatível lasanha de vitelo com creme de grana padano e trufas negras (65 reais). Endereço: R. Manuel Guedes, 160, Itaim Bibi, São Paulo. Tel. (11) 3078-2263.
Bazzar
Espaguete com molho de tomate, manjericão, castanha do caju e almôndegas de lentilha. Porco defumado com purê e picles de abóbora japonesa, molho azedinho de jabuticaba e repolho roxo. Pato curado guarnecido de queijo de ovelha, vagem tostada na manteiga de especiarias e pasta azedinha de tamarindo. Com estes e outros pratos na mesma linha, o Bazzar, em Ipanema, está de volta desde julho. Para o “novo normal”, implementou todas as medidas obrigatórias e instalou um vidro em frente ao bar, separando o bartender dos clientes, além de criar divisórias de vidro com base de metal galvanizado e rodinhas – para os fregueses que não se contentam só com o distanciamento das mesas. Endereço: Rua Barão da Torre, 538, Ipanema, Rio de Janeiro. Tel. (21) 3202-2884.
Bistrô da Casa
Tocado pelo chef Christiano Ramalho, o estabelecimento situado na Casa da Glória optou pelo mais sensato — utilizar apenas as mesas que se espalham ao redor da agradável piscina. Para incentivar a volta da clientela, o restaurante passou a servir brunch aos sábados e domingos, até as 15h, e, na sequencia, a promover tardes embaladas pelo Dj Marcelinho Da Lua. Uma sunset party? Sim, mas com todo mundo sentado, e à distância. Endereço: Ladeira da Glória, 98, Glória, Rio de Janeiro. Tel. (21) 96585-5546.
Boto
O restaurante do chef Leo Botto retomou o atendimento presencial com dois novos ambientes para acomodar a clientela — um segundo salão e um jardim, no qual foi instalada uma mesa com seis lugares. Para marcar a retomada, o cozinheiro criou um menu degustação com sete etapas, que demonstram o domínio de diversas técnicas de cocção. A 190 reais, muda a cada semana. Pode incluir, por exemplo, o nhoque com creme de queijo tulha com farofa de pão, o porco preto com purê incrementado com o mesmo tipo de queijo e a torta de batata doce roxa com creme de bergamota. Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1152, Pinheiros, São Paulo. Tel. (11) 3031-0680.
Nou
A casa surgida no Baixo Pinheiros – hoje com três endereços, todos já reabertos ao público – também instalou divisórias entre as mesas, para o sossego da clientela mais ressabiada com os riscos (ainda grandes) de contrair o indigesto coronavírus. O cardápio lista pratos principais como polvo assado com batata gratinada (45 reais), robalo ao molho de açafrão com risoto de grãos e saladinha de ervas (72 reais) e filé à milanesa com risoto de limão siciliano (59 reais). A panna cotta com coulis de framboesa (18 reais) e o clássico tiramisú (20 reais) destacam-se entre as sobremesas. Endereços: Rua Armando Penteado, 12, Higienópolis, São Paulo. Tel. (11) 3562-8003; Rua Ferreira de Araújo, 419, Pinheiros, São Paulo. Tel. (11) 3812-1848; Rua dos Pinheiros, 274, Pinheiros, São Paulo. Tel. (11) 3064-0033.
Tuy Bar, Cocina
Só o altíssimo pé-direito e as janelas do chão ao teto do Tuy Bar, Cocina, no Itaim Bibi, já são um conforto extra em tempos de Covid-19. Com novo chef-executivo, Alexandre Vorpagel, o estabelecimento voltou à ativa com direito a um bar de frios instalado no jardim. Dali saem pedidas como carpaccio de anchova negra defumada (52 reais), vieiras (19 reais) e tartar de atum (61 reais). Num bar de inspiração espanhola as tapas, claro, têm lugar garantido no cardápio. Mas também não faltam opções mais substanciosas, a exemplo do bacalhau assado com batatas, cebola, alho, brócolis, tomate, pimentão e azeite (229 reais, para duas pessoas), e do fettuccine com frutos do mar (89 reais). Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 163, Itaim Bibi, São Paulo. Te. (11) 3167-7774.