São Paulo - John Travolta já havia feito o telefilme "O Garoto na Bolha" e jogado aquele balde de sangue em "Carrie, a Estranha", a primeira versão, de Brian de Palma, em 1976.
Bad boy - Travolta só estourou dançando na discoteca de "Embalos de Sábado à Noite", em 1977. Foi lá que virou astro, mas ninguém teve mais altos e baixos na carreira.
A própria sequência de "Embalos" - "Staying Alive/Os Embalos de Sábado Continuam" -, que Sylvester Stallone dirigiu em 1983, foi um fiasco, mas Travolta ainda ressurgiria, e como! Quentin Tarantino deu-lhe aquele papel em "Pulp Fiction/Tempo de Violência", em 1994.
Em maio, Tarantino, Travolta e Uma Thurman apresentaram a versão restaurada de "Pulp Fiction" no Cinema da Praia, em Cannes. Tiveram uma recepção grandiosa. Gloriosa?
Os embalos estão de volta, e em versão restaurada. Na sequência, virá a versão, igualmente restaurada, de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", que Travolta fez depois.
O curioso é que, ao deixar Nova Jersey para tentar a sorte na Broadway, sua primeira oportunidade foi no coro de Grease, na Broadway.
Mal sabia ele que seria o protagonista do filme de Randal Kleiser, com Olivia Newton-John, em 1978. "Embalos de Sábado à Noite" fez dele um astro planetário. E o filme com trilha dos Bee Gees disseminou, pelo mundo, a febre das discotecas.
O Brasil entrou na dança, e Sonia Braga vestiu aqueles meias coloridas para as noites quentes de "Dancing Days", a novela de Gilberto Braga, que foi ao ar na Globo entre 1978 e 79.
Anos mais tarde - em 2008 -, o chileno Pablo Larraín fez "Tony Manero", com Alfredo Castro no papel de um carinha cujo sonho é dançar como Travolta em "Embalos".
Raul Peralta é seu nome e ele não liga para o que ocorre no Chile, à sua volta, o que permite ao diretor refletir sobre a alienação da juventude de seu país durante os anos de chumbo da ditadura de Augusto Pinochet.
Por tudo isso, não há como negar - "Embalos de Sábado à Noite", o filme, marcou época, toda uma era.
Virou referência. Os críticos vão dizer que não é um 'clássico', e não é mesmo. Mas é um cult movie, e o culto, com certeza, vai ganhar novos oficiantes.
Há 30 e tantos anos, não era só a febre, ou o erotismo de Travolta que atraía os jovens. O filme também levou para Hollywood a linguagem das ruas, e até isso, ou principalmente isso, foi decisivo para a identificação do público.
Imagine - pouco antes, em 1976, o jovem Robert De Niro, como Travis, fora para a frente daquele espelho, em "Taxi Driver", de Martin Scorsese, para repetir a pergunta emblemática. 'Are you talking to me?' O cinema falava outra língua para atgingir os jovens.
E tudo ocorria ao mesmo tempo. A violência de Scorsese, a saga interplanetária de George Lucas (Star Wars), os encontros imediatos de Steven Spielberg e o requebro de Travolta na pista.
Tudo começou com um artigo de Nick Cohn no The New York Times, relatando a febre das discotecas e como jovens de classes mais humildes viviam seus 15 minutos de fama - como Andy Warhol previra, uma década antes - nas pistas de dança de clubes mais abastados.
Com base no texto de Cohn, o produtor Robert Stigwood encomendou um roteiro a Norman Wexler, um prestigiado escritor da época, que havia conseguido indicações para o Oscar pelo script de filmes como "Joe", de John G. Avildsen, e "Serpico", de Sidney Lumet, em 1970 e 1973.
Wexler deu forma à história de Tony Manero, garoto do Brooklyn que trabalha numa loja de tintas.
Melhor seria dizer - vegeta, ou sobrevive, porque Tony dá duro a semana inteira somente para brilhar no sábado à noite, na discoteca.
É aí, na pista, que ele se solta e assume a persona festiva que criou para si mesmo. Dançar é o que ele acha que sabe fazer de melhor, e vive aprimorando novos passos. Quando é anunciado um concurso de dança, Tony sente que é sua grande chance.
Prepara-se, mas sofre duas decepções - uma amorosa, com sua parceira, e a outra quando se dá conta de que os segundos colocados, embora melhores, só não ganharam por discriminação, porque eram latinos.
É o que basta para que o roteiro de Norman Wexler dê a base para uma interessante reflexão do diretor John Badham, contratado para dirigir a produção.
Esse Badham é irmão de Mary Badham, atriz mirim de "O Sol É para Todos", de Robert Mulligan, e "Essa Mulher É Proibida", de Sydney Pollack, de 1962 e 66. John começou a dirigir na TV e era muito bom.
Depois de "Embalos", fez "De Quem É a Vida, Afinal?", sobre a eutanásia, e três filmes que focavam a questão da tecnologia no mundo moderno - "O Trovão Azul", "Jogos de Guerra" e "Short Circuit".
Em "Embalos", Tony dança - e vence - para descobrir que aquela, no limite, foi uma experiência vazia para ele. Mas, talvez, não seja isso que o público retenha do filme, e sim 'a febre'.
As cenas de danças são ótimas e a trilha dos Bee Gees, com hits como "Night Fever", "How Deep Is Your Love" e "Staying Alive", foi decisiva para a aura que a obra ostenta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
- 1. Programação
1 /12(Divulgação / Fox Filmes)
São Paulo – No mês em que começa a
Copa do Mundo no Brasil, os
cinemas poderão ser um refúgio para quem não gosta de
futebol , não está muito empolgado com o Mundial ou até mesmo quer assistir às últimas novidades em
filmes , entre uma partida e outra. Entre as principais produções que chegam às telonas em junho, estão as adaptações da literatura “A Culpa é das Estrelas” e “O Homem Duplicado”, além das sequências “Como Treinar Seu Dragão 2” e “Muppets 2 – Procurados e Amados”. Confira a seguir estes e outros destaques do mês.
- 2. “A Culpa é das Estrelas” – 5 de junho
2 /12
Baseado no best-seller homônimo de John Green, o filme “A Culpa é das Estrelas” estreia no dia 5 de junho. O longa-metragem conta a comovente história de Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), uma jovem que, desde os 13 anos de idade, luta contra um câncer. Sem se enxergar como uma adolescente comum, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de ajuda. É nessas reuniões que ela conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), que mudará a forma como ela encara a vida, o amor e a doença. “A Culpa é das Estrelas” (“The Fault In Our Stars”)
Direção: Josh Boone
Duração: 125 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe
- 3. “Oldboy – Dias de Vingança” – 5 de junho
3 /12
Com estreia marcada para 5 de junho e dirigido por Spike Lee, “Oldboy – Dias de Vingança” é o remake do mangá e filme sul-coreano homônimo lançado em 2003. Na trama, o pai de família Joe Doucett (Josh Brolin) é raptado por criminosos desconhecidos, que fazem o mundo acreditar que ele é o responsável pela morte de sua esposa. Depois de 20 anos mantido em cativeiro, ele é libertado sem explicações e, agora, busca justiça com as próprias mãos. “Oldboy – Dias de Vingança” (“Oldboy”)
Direção: Spike Lee
Duração: 104 minutos
Gênero: Suspense
Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Sharlto Copley, Samuel L. Jackson
- 4. “Versos de um Crime” – 12 de junho
4 /12
O filme “Versos de um Crime”, que estreia no dia 12 de junho, é baseado na história real de Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), um inteligente jovem que acabou de entrar para a universidade com o sonho de ser escritor. Ao se deparar com o modelo tradicional da poesia ensinada na instituição, Allen se frustra, até conhecer Lucien Carr (Dane DeHaan), um colega que o apresentará uma nova corrente de pensamento literário e, ao mesmo tempo, mudará sua vida em outros sentidos. “Versos de um Crime” (“Kill Your Darlings”)
Direção: John Krokidas
Duração: 104 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Daniel Radcliffe, Michael C. Hall, Elizabeth Olsen, Jack Huston, Dane DeHaan, Ben Foster, Jennifer Jason Leigh
- 5. “Transcendence – A Revolução” – 19 de junho
5 /12
Até que ponto a tecnologia pode ser benéfica para a humanidade? O filme “Transcendence – A Revolução”, que estreia no dia 19 de junho, discute esses limites ao contar a história do Dr. Will Caster (Johnny Depp). Ele é um famoso pesquisador de inteligência artificial que busca criar uma máquina consciente, que combina a inteligência de todos os seres humanos para alcançar o avanço em diversas áreas. No entanto, seus experimentos controversos despertam a revolta de extremistas contrários à tecnologia, que tentam matá-lo em um atentado. É nesse momento que sua pesquisa será colocada à prova. “Transcendence – A Revolução” (“Transcendence”)
Direção: Wally Pfister
Duração: 120 minutos
Gênero: Ficção científica
Elenco: Johnny Depp, Paul Bettany, Rebecca Hall, Kate Mara, Cillian Murphy, Clifton Collins, Jr., Morgan Freeman
- 6. “13º Distrito” – 19 de junho
6 /12
Após sete meses da morte de Paul Waker, o filme “13º Distrito”, estrelado por ele, estreia nos cinemas, no dia 19 de junho. O longa-metragem traz a realidade de Brick Mansions, uma violenta área de Detroit abandonada pelo poder público e dominada pelo tráfico de drogas. Sem apoio das autoridades e no alvo dos policiais corruptos, o único que tenta acabar com a criminalidade local é Lino (David Belle). Ele, no entanto, acaba sendo preso e terá que ajudar o honesto Damien Collier (Paul Walker) a encontrar uma bomba escondida no local. “13º Distrito” (“Brick Mansions”)
Direção: Camille Delamarre
Duração: 91 minutos
Gênero: Ação
Elenco: Paul Walker, David Belle, RZA, Catalina Denis
- 7. “Como Treinar Seu Dragão 2” – 19 de junho
7 /12
Soluço (Jay Baruchel ) e o dragão Fúria da Noite convivem bem e, depois do primeiro filme, também têm uma boa relação com o vilarejo do rapaz. Mas essa paz entre humanos e dragões pode ficar ameaçada após Soluço encontrar uma caverna onde vivem dragões protegidos por Valka (Cate Blanchett), de quem descobre ser filho. Nesse momento, os dois tentarão salvar os dragões do malvado Drago Bludvist (Djimon Hounson), que tenta a qualquer custo controlar as criaturas mágicas. O filme “Como Treinar Seu Dragão 2” entra em cartaz no dia 19 de junho. “Como Treinar Seu Dragão 2” (“How to Train Your Dragon 2”)
Direção: Dean DeBlois
Gênero: Animação
Elenco: Jay Baruchel, America Ferrera, Jonah Hill, Cate Blanchett
- 8. “O Homem Duplicado” – 19 de junho
8 /12
Baseado no livro homônimo de José Saramago, o filme “O Homem Duplicado” chega aos cinemas no dia 19 de junho. No longa, um melancólico professor de história (Jake Gyllenhaal) descobre que tem um sósia, ao ver um filme. Intrigado, ele vai atrás do homem e esse encontro vai mudar suas vidas. “O Homem Duplicado” (“Enemy”)
Direção: Denis Villeneuve
Duração: 90 minutos
Gênero: Suspense
Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini
- 9. “Vizinhos” – 19 de junho
9 /12
O filme “Vizinhos”, que estreia no dia 19 de junho, mostra o lado engraçado de um drama que muita gente vive: os desentendimentos com pessoas que moram na casa ao lado. Nesta comédia, Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) são um pacato casal com uma filha pequena que acabaram de se mudar. A vida dos dois é pouco agitada, até a chegada à vizinhança de um grupo extremamente barulhento liderado por Teddy Sanders (Zac Efron). No início, eles tentam manter a civilidade, mas, com o tempo, a relação se deteriora até sair totalmente do controle. “Vizinhos” (“Neighbors”)
Direção: Nicholas Stoller
Duração: 97 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron, Brian Huskey
- 10. “Muppets 2 – Procurados e Amados” – 26 de junho
10 /12
A sequência do filme “Muppets” chega aos cinemas no dia 26 de junho com ainda mais confusões. Desta vez, Caco é confundido com um criminoso profissional e acaba sendo preso injustamente. Enquanto isso, o bandido tenta enganar a turma de amigos do sapo para executar um plano maligno. “Muppets 2 – Procurados e Amados” (“Muppets Most Wanted”)
Direção: James Bobin
Duração: 108 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Ricky Gervais, Tina Fey, Ty Burrell, Tom Hiddleston
- 11. “Jersey Boys” – 26 de junho
11 /12
O ator e diretor Clit Eastwood deixou um pouco de lado a capa de durão para comandar a produção do musical “Jersey Boys”, que estreia no dia 26 de junho. O longa mostra a trajetória do músico Frankie Valli e do grupo The Four Seasons, que viveram seu auge nos anos de 1960. “Jersey Boys” (“Jersey Boys”)
Direção: Clint Eastwood
Duração: 134 minutos
Gênero: Musical
Elenco: John Lloyd Young, Christopher Walken, Erich Bergen, Vincent Piazza
- 12. Veja, agora, quanto é preciso pagar para seu ídolo cantar só para você
12 /12(Getty Images)