Em esquenta para o Oscar, Pobres Criaturas estreia nos cinemas brasileiros
Pobres Criaturas, com Emma Stone, estreia nos cinemas do país com grandes prêmios no currículo
Repórter de Casual
Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 08h20.
Em esquenta para o Oscar , P obres Criaturas estreia nos cinemas brasileiros com grandes prêmios no currículo, como o Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza e no Globo de Ouro como Melhor Filme (Musical ou Comédia) e Melhor Interpretação Feminina, com a protagonista e produtora Emma Stone.
Esta não é a primeira colaboração de sucesso entre a atriz americana e o diretor grego Yorgos Lanthimos. Com o filme de época A Favorita (2018), a dupla conquistou dez indicações ao Oscar e sete vitórias no Bafta.
Novamente a produção se passa no passado, em 1880, baseada no livro de Alasdair Gray. Bella Baxter, a protagonista com nome de princesa da Disney, é uma pobre criatura. A jovem é mais um dos experimentos do brilhante e pouco ortodoxo cientista dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), que ressuscita Bella ao inserir o cérebro de um feto no cadáver da jovem. Godwin, corruptela de “ God ” (Deus), também foi vítima de experiências.
Sob a proteção do pai e cientista, a jovem deseja descobrir o mundo e os prazeres disponíveis e os indisponíveis para uma mulher do século 19. Assim, a fuga para vários continentes com o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo) parece ser uma boa alternativa de escape dos preconceitos de sua época.
As cores também acompanham as mudanças de cenário e de experiências conquistadas, da branca e preta Londres às cores vívidas inseridas nas viagens. “Eu quis fazer a Bella porque me pareceu uma aceitação do que é ser mulher, do que é ser livre para sentir medo e ter coragem”, disse Stone.
Além do extenso trabalho de maquiagem para as transformações físicas, como o rosto costurado do quase irreconhecível Dafoe, o figurino é um destaque no longa.
“A única informação era que Lanthimos não queria que as roupas lembrassem um drama de época ou um filme de ficção científica”, disse a designer de figurinos Holly Waddington ao The New York Times, que desenvolveu peças extravagantes que mesclam ambos os gêneros fictícios.
Pobres Criaturas | 1ode fevereiro nos cinemas | Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe e Ramy Youssef