Casual

Dieta do café com manteiga promete perda de peso e bem-estar

Para funcionar, é necessário que a rotina tenha baixo consumo de carboidratos

Xícaras de café com manteiga (Thinkstock)

Xícaras de café com manteiga (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2015 às 11h47.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h58.

São Paulo - O café-da-manhã de muita gente costuma ser um copo de café e um pão com manteiga. O príncipio da dieta Bulletproof é quase isso: basta eliminar o pão e derreter a manteiga no café - adicionando ainda óleo de coco. Apesar de parecer estranha, essa receita tem ganhado muitos adeptos nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Criado pelo empresário americano Dave Asprey, o regime está no grupo daqueles que restringem carboidratos, apresentando uma lista de alimentos que podem ser consumidos e dos que estão proibidos, assim como as dietas do Dr. Atkins e Paleolítica.

Seu maior diferencial (que causa grande polêmica, diga-se de passagem) é a substituição da primeira refeição do dia pela mistura de uma xícara de café orgânico com uma colher de manteiga sem sal (feita de leite de vacas alimentadas com pasto) e outra de óleo de coco. Tudo sem açúcar, claro.

Parece pouco para integrar um desjejum, mas, de acordo com Asprey, a bebida é capaz de dar saciedade e acelerar o metabolismo, ajudando no emagrecimento e na queima de calorias. Outro ponto positivo alegado por seu inventor é a capacidade de o "drink" melhorar a capacidade mental, já que a combinação é rica em ácidos graxos, como o ômega-3. 

Quando se fala em sabor, a polêmica aumenta. Para os adeptos, o gosto é bom e lembra um latte cremoso. Mas há quem diga também que o primeiro gole é capaz de provocar náuseas, como publicou recentemente o jornal britânico Daily Mail

Embora alguns estudos tenham mostrado que o chamado Bullet Coffee pode ajudar na perda de peso, os resultados não convencem muitos especialistas, devido à alta quantidade de gordura contida na combinação, o que pode aumentar os índices de colesterol no sangue. Para funcionar, seria necessário cortar os carboidratos da rotina.

O problema é que, assim como nas outras dietas com baixa ingestão de carboidratos, o risco de desenvolver problemas de saúde, como dores de cabeça, fraqueza muscular e problemas digestivos. Se alguém não quiser encarar a chance de sofrer com esses efeitos colaterais e, mesmo assim, aderir ao "café com manteiga", o tiro pode sair pela culatra, pois é possível que haja ganho de peso.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosCaféCaloriasCommoditiesDietasEmagrecimentoGorduraSaúde e boa formaTrigo

Mais de Casual

Nova temporada de Emily in Paris: 7 restaurantes em SP que vão te transportar para a França

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Asics começa venda de apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência física na perna

Marca brasileira de relógios mecânicos, do Paraná, lança modelo com ar vintage

Mais na Exame