De 1920 a 2000 - as tendências de decoração de cada década
Que o estilo escandinavo é tendência já sabemos -- mas você sabe quais tipos de decoração eram populares quando você nasceu?
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2016 às 15h25.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h10.
São Paulo - Um ano nunca é igual ao outro: o tempo passa e o design se transforma com a influência de novas culturas e inovações tecnológicas. É fácil apontar as tendências de hoje, mas o que será que estava em voga na década em que você nasceu? Confira:
O design da década de 20 se transformou até o ápice do Art Déco, em 1929. A geometria e linhas retas estilizadas dominavam o décor, como nessa cena do filme Donzelas de Hoje, estrelado por Joan Crawford.
Curioso mesmo é que este ambiente, de 1936, não parece tão distante assim do décor de 2016. A tendência eram as combinações moderninhas, com detalhes curvos e foco em conforto.
Gosta de estampas floridas e babados? Se você é de 1944, isso era tudo o que se via nas casas! As madeiras escuras eram preferidas às claras no mobiliário.
Esta casa da revista House Beautiful resume a década de 50: apaixonada pelas cozinhas em tons pastel, madeiras claras e ladrilhos de terracota.
Nos anos 1960, novas configurações de mobiliário apareciam com mais frequência: um bom exemplo é o sofá-balanço da foto. As cores fortes, chamativas, também estavam com tudo.
A década de 70 teve seus destaques: grandes padrões geométricos, animal prints... Mas nota-se também o retorno do Art Déco, como nessa sala de Manhattan com lareira espelhada e várias estampas.
Um dos estilos mais anos 80 é o look romântico inglês, cheio do tecido estampado tipo chintz nos estofados.
Impossível pensar nos anos 90 e não lembrar da série Friends. O jeito misturado, bem eclético, do décor do apartamento da personagem Monica inspirou a aparência de várias moradas dentro e fora dos Estados Unidos.
Chegamos aos anos 2000! A década é muito representada pela mistura de vermelho e madeira de bordo. A influência da TV no interior das casas continua, à exemplo deste espaço sofisticado da série Will & Grace.