Clássico do Cinema Novo, "O Desafio" será exibido hoje no Canal Brasil
Filme é de Paulo César Saraceni, sempre lembrado como um dos autores fundamentais do Cinema Novo
Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de junho de 2020 às 12h23.
Última atualização em 26 de junho de 2020 às 19h02.
Paulo César Saraceni é sempre lembrado como um dos autores fundamentais do Cinema Novo, que antecipou com seu documentário de curta-metragem, de 1959, Arraial do Cabo. Estreou na ficção com Porto das Caixas, em que Irma Alvarez é impressionante, mas o filme tem uma narrativa meio desconjuntada. Em 1965, fez O Desafio, muito importante pelo olhar sobre a realidade brasileira após o golpe no ano anterior.
O Desafio é a atração do Canal Brasil, às 13h40 desta sexta, 26. Oduvaldo Viana Filho é o protagonista. Faz um estudante de esquerda que se envolve com a mulher de um rico empresário - Isabela, na época, casada com o diretor. O filme expõe a traição da burguesia industrial. É considerado apologia do amor transcendendo a luta de classes. Há que relativizar.
Na cena-chave, Vianinha leva Isabela num passeio ao seu mundo. Terminam numa casa em ruínas - a representação do Brasil segundo Saraceni? O clima de contestação é realçado por imagens do histórico show Opinião. O Desafio dialoga com O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl, de 1968 - que é melhor.
Saraceni fez depois a adaptação de Lúcio Cardoso, A Crônica da Casa Assassinada. Seu cinema tornou-se cada vez mais irregular, mas nunca deixou de ter seus defensores