Celular feito de papel eletrônico promete ser o futuro dos smartphones
São Paulo - Pode soar estranho, mas é ciência: pesquisadores desenvolveram um celular totalmente funcional feito de uma folha de papel eletrônica. O PaperPhone tem a grossura de um cartão de crédito e responde a comandos quando tem os cantos dobrados ou quando é escrito com uma caneta. O segredo é que sua tela, de 3,7 polegadas, […]
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h34.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h18.
São Paulo - Pode soar estranho, mas é ciência: pesquisadores desenvolveram um celular totalmente funcional feito de uma folha de papel eletrônica. O PaperPhone tem a grossura de um cartão de crédito e responde a comandos quando tem os cantos dobrados ou quando é escrito com uma caneta.
O segredo é que sua tela, de 3,7 polegadas, é feita de uma película fina que usa a tecnologia E-ink, a mesma do e-reader Kindle. O resultado é um aparelho com as mesmas tarefas de um smartphone - de fazer ligações a navegar na internet e compartilhar música.
O projeto é uma parceria da Universidade de Queen, no Canadá, com pesquisadores da Universidade do Arizona e da empresa E-ink. Segundo a equipe, o PaperPhone é só o começo de toda uma geração de aparelhos mais leves e resistentes, e que não consomem energia quando não manuseados.
O protótipo foi apresentado na Conferência Internacional de Interação Homem e Computador, no Canadá, no começo de maio. A ideia é refinar a tecnologia e torná-la mais ágil até que possa ser colocada no mercado (a previsão dos pesquisadores é de cinco anos). Dá para ver o PaperPhone em ação aqui.