CCBB disponibiliza online conteúdos de exposição sobre Egito Antigo
Exposição ia até maio, mas suspenseu entradas após início da quarentena; agora, dá para acessar conteúdos online
Guilherme Dearo
Publicado em 10 de abril de 2020 às 07h00.
Última atualização em 10 de abril de 2020 às 07h00.
Iniciada em fevereiro e vista por mais de 1,5 milhão de pessoas, a exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade”, no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, prometia atrair outro milhão de pessoas até maio, mas a pandemia do novo coronavírus obrigou o museu a alterar seus planos.
Assim como outros museus , o CCBB fechou temporariamente as portas em 14 de março, de modo a contribuir com a quarentena e evitar a aglomeração de pessoas.
Agora, para permitir que o público continue a ter acesso à exposição, o CCBB São Paulo disponibilizou uma série de conteúdos online gratuitos, de modo a levar parte da mostra para dentro de casa.
Confira os conteúdos disponíveis:
Palestra com o curador da exposição, Pieter Tjabbes
A palestra de Tjabbes, gravada em 3 de abril, explica aspectos de montagem da mostra, curiosidades dos bastidores e elenca os destaques entre as 140 obras vindas diretamente do Museo Egizio de Turim, na Itália - segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo.
Acesse aqui o vídeo da exposição e os slides usados aqui.
Catálogo oficial da exposição
Nele, é possível entender de forma ainda mais aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na mostra e como eles se relacionam. Acesse aqui. Também há conteúdo próprio para crianças e educadores aqui. Para aqueles que necessitam de recursos de acessibilidade, há audiodescrição, audioguia e roteiro em Libras da mostra aqui.
Passeio virtual pelo CCBB São Paulo
Via Google Arts & Culture, é possível fazer um passeio virtual pelo prédio histórico do centro de São Paulo, construído em 1901. Acesse aqui.
Curso online e tour virtual
O CCBB reuniu o curso online gratuito “As Pirâmides de Gizé: Arte Antiga do Egito e Arqueologia”, promovido pela Universidade Harvard e um tour virtual pelas pirâmides egípcias.