Casual

BMW estreia canal de vendas no Facebook e perfil no TikTok

Novidades da montadora de carros de luxo coincidem com o lançamento do SUV X5 M50i, que custa R$ 628.950

A atriz Fiorella Mattheis ao lado de uma BMW X3: marca estreia no TikTok (BMW/Divulgação)

A atriz Fiorella Mattheis ao lado de uma BMW X3: marca estreia no TikTok (BMW/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 22 de junho de 2020 às 06h30.

Última atualização em 22 de junho de 2020 às 17h38.

Para ultrapassar a crise imposta pela quarentena, no início da qual foi preciso suspender as operações das concessionárias, a BMW acelerou rumo ao universo digital. Antes, no entanto, pediu para os embaixadores anunciados em janeiro, a atriz Fiorella Mattheis, o fotógrafo Gabriel Wickbold e o DJ Thiago Mansur, pisarem no freio e buscarem alternativas para divulgar a marca sem sair de casa — o empreendedor Tallis Gomes não faz mais parte do time.

O receio da montadora era passar a impressão de que a BMW estava incentivando sua clientela a pegar o carro quando o isolamento social se mostrava imprescindível, e ainda é. Mansur, por exemplo, compartilhou sua ida à garagem para ouvir música ao volante de seu BMW X4, devidamente no ponto morto.

Em maio, a marca de luxo transformou sua conta no Instagram em um canal de vendas, que virou um dos principais. “22% das interações no ambiente digital resultam em compra”, afirma Jorge Jr., gerente de marketing da companhia.

(BMW/Divulgação)

Nesta segunda, dia 22, a BMW estaciona de vez no universo virtual. É quando começa a funcionar seu canal de vendas no facebook e o perfil da marca no TikTok, que terá a participação de Fiorella, Mansur, Wickbold e a equipe brasileira de esportes eletrônicos PainGaming. “Se todo mundo vivia colado no celular antes da pandemia, agora não tem mais volta”, acredita Jr., para quem o TikTok é uma porta de entrada para atrair a clientela mais jovem.

“Sabemos que os apaixonados por carros não abrem mão de ir até uma concessionária antes de fechar o negócio, mas concluímos que os canais digitais não são só uma ótima alternativa para compras em situações como a da pandemia”, emenda o gerente de marketing. “Eles também são ótimos aliados para ajudar os clientes a conhecer nossos produtos em detalhes”.

Outras iniciativas para facilitar a venda à distância, ou pelo menos algumas etapas dela: o departamento de atendimento ao consumidor ganhou uma equipe só para as redes sociais, o site da marca agora dispõe de vídeos que mostram cada veículo em detalhes e a conta da marca no Facebook ganhou um chatbot, que ajuda a tirar dúvidas básicas. Em tempo: 90% das concessionárias da BMW no Brasil já voltaram a funcionar normalmente, com protocolos de higienização redobrados.

A estreia da loja no Facebook e do perfil no TikTok coincide com o lançamento de uma nova versão do SUV X5, o M50i. Fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, ele desembarca no Brasil em agosto, mas a pré-venda tem início hoje. Desenvolvido pela divisão BMW M Performance, custa 628.950 reais, dispõe de assistente de condução semi-autônoma, propulsor de 4.4L com oito cilindros em linha, 530 cv e torque de 750 Nm. Lembre-se: dá para comprar com poucos cliques. http://www.facebook.com/BMWBrasil

Acompanhe tudo sobre:FacebookCarrosMontadorasBMWTikTok

Mais de Casual

Onde assistir às séries indicadas ao Globo de Ouro

Onde assistir aos filmes indicados do Globo de Ouro

Em 'jogo de mentirinha', Carlos Alcaraz vence João Fonseca

Como é o Lamborghini de R$ 5,8 milhões que acaba de chegar ao Brasil