SP entra na lista global de cidades mais feias; veja ranking
Rankings do site U City Guides avaliam a beleza das grandes cidades do planeta. São Paulo está entre as mais feias e Rio de Janeiro está entre as mais bonitas
Da Redação
Publicado em 27 de outubro de 2013 às 09h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.
A campeã das cidades mais feias, segundo o site de viagens, é a Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Os motivos para chegar a esse posto nada bom são a poluição e a criminalidade, contrastantes com a beleza do país. Para o U City Guides, o primeiro lugar da lista parece mais uma favela do que a cidade mais importante da nação, já que a maior parte dos prédios parece estar a ponto de desabar.
Além de ser muito perigosa, o site de viagens afirma que a Cidade do México não é nada convidativa para os turistas que desejam ver belas paisagens. A razão está principalmente no fato de ser uma das mais poluídas do mundo e por não ter muita coisa a se apreciar visualmente por lá.
Nem a importância histórica de Amã, capital da Jordânia e uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, fez com que ela fosse poupada de aparecer na lista das mais feias do planeta. Para o site U City Guides, só é possível gostar de lá se você não se importar com sujeira, ruas caóticas e prédios feios.
As belas mulheres venezuelanas não conseguiram ajudar a capital do país a não aparecer na lista das cidades mais feias. Caracas, na visão dos criadores do ranking, é cercada por favelas e a maior parte dos distritos centrais parece não ter sido planejada nem possui estilo.
A capital de Angola também apareceu na lista por causa de seus prédios feios, que “decoram” a paisagem de Luanda. O visual desagradável contrasta com o fato de que a cidade tem vivido um forte crescimento econômico e de ser a mais cara do mundo, de acordo com ranking de 2013 da consultoria Mercer.
Apesar de a cidade de Chisinau, capital da Moldávia, ser uma das mais arborizadas da Europa, ela figurou em 6º lugar no ranking das mais feias do mundo. De acordo com o U City Guides, o estilo soviético das construções e a grande quantidade de indústrias a deixou pouco atraente do ponto de vista visual.
O site também não poupou Houston, a quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos. O município foi considerado como o mais feio de todos do país. O título foi conferido devido à pobreza, à grande quantidade de moradores de rua e pela falta de regulamento das zonas urbanas.
Logo atrás de Houston, a cidade americana de Detroit também foi destacada pela feiura, mas seu problema, para o site de viagens, vai além da questão visual. Entre os problemas pontuados pela lista estão a má qualidade de vida dos cidadãos, o alto índice de criminalidade e a sujeira, que compõe uma cidade de tijolos, concreto e vidro.
A única representante brasileira da lista das mais feias é a cidade de São Paulo. Para os criadores do ranking, a grande metrópole foi de alguma forma esquecida pela natureza e, por isso, parece uma grande selva de concreto, apesar de seus atrativos culturais e atividades para se fazer durante uma visita.
Outra cidade americana considerada como uma das mais feias do mundo é Los Angeles. O destino é caracterizado pelo trânsito engarrafado, pela pouca facilidade de se transitar a pé e pela baixa atratividade, apesar das praias próximas e das celebridades que costumam transitar por lá com frequência.
Em contraposição à lista das cidades mais feias, o primeiro lugar das mais privilegiadas no que diz respeito ao visual é Veneza. Conhecida pelo ar romântico, Veneza foi considerada pelo U City Guides como um destino único, cujas construções são belos e verdadeiros trabalhos artísticos e cujos canais lembram um conto-de-fadas da vida real.
A Cidade Luz, outro destino amado por casais e românticos em geral, ficou em segundo lugar no ranking das mais belas pela elegância e sofisticação, presentes em suas construções e no Rio Sena. Não foi à toa que pontos turísticos de Paris como a Avenida Champs-Elysèes e a Place des Vosges inspiraram diversas outras cidades pela Europa.
Os belos e antigos prédios de Praga, a capital da República Checa, transpiram história e esse foi um dos motivos para ela ter sido escolhida a terceira cidade mais bonita do mundo. O apelido desse destino é "cidade das cem cúpulas" e seu patrimônio arquitetônico é consideravelmente grande, sendo o lugar ideal para ver uma bela vista e aprender muito com ela.
Além de ser uma referência histórica riquíssima (principalmente para os brasileiros), Lisboa é um lugar que guarda grandes belezas. O quarto lugar na lista das mais belas cidades do mundo chama a atenção pelas belas paisagens que brotam entre as ruas de seu terreno acidentado, pelas diversas cores dos edifícios, pela arquitetura, pelas fachadas de azulejos e pelos desenhos feitos na pavimentação.
O mérito de o Rio de Janeiro ter aparecido no quinto lugar entre as mais belas cidades é devido basicamente a seus atributos naturais, que não foram estragados nem mesmo pela ocupação do espaço pelos prédios e pela população. Ao ressaltar as cores que se vê de cima do Corcovado e do Pão de Açúcar, o site de viagens valida o título de “Cidade Maravilhosa” do destino.
Charme é um dos principais pontos que fazem de Amsterdã, a capital da Holanda, ser digna de entrar nesta lista. Para o U City Guides, seus prédios são verdadeiros monumentos, que formam uma cidade uniforme, com os toques pitorescos dados pelas pontes, pelas bicicletas, calçadas e arquitetura elegante.
Vista de longe, a cidade de Florença, na Itália, é um grande cartão postal que mescla beleza e história. Foi principalmente essa combinação que fez com que ela pudesse figurar no ranking. Essa imagem é composta por palácios, museus e outras construções com uma arquitetura e estruturas que trasbordam arte.
Se Florença é um destino que exala arte e história, Roma não poderia ser diferente. A capital da Itália é um verdadeiro tesouro a céu-aberto com suas praças, monumentos, construções e arquitetura clássica. Além disso, ruas e pontos charmosos, com casas decoradas com floreiras, tornam a cidade ainda mais atraente.
A capital da Hungria é a união de três cidades diferentes, Buda, Obuda e Peste, que se fundiram em 1873, e é essa mistura que exala a beleza do lugar. Criada com inspiração em Paris e cortada ao meio pelo rio Danúbio, a cidade também guarda a herança do regime comunista do país, que deixou avenidas largas e prédios para serem restaurados.
Apesar de não ser propriamente uma cidade grande, também devido ao tamanho reduzido da Bélgica, onde Bruges fica, ela mereceu o último lugar do ranking feito pelo site de viagens. Isso porque ela é uma das mais bem preservadas cidades medievais do mundo, com uma arquitetura que mistura traços góticos e barrocos. Como se não bastasse, ela é atravessada por canais, motivo para seu apelido ser "Veneza do Norte", dando a Bruges um ar de romantismo.
Mais lidas
Mais de Casual
Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de anoOs espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo