Casual

Apartamento pequeno: 5 dicas para economizar na decoração

Decorar um apartamento pequeno é um processo que exige criatividade e dinheiro. Saiba como economizar na decoração

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 08h30.

Planejar a decoração de apartamento pequeno é uma das melhores fases da reforma. Afinal, é o momento de colocar a criatividade em jogo para criar combinações, escolher enfeites e deixar toda a casa com um toque da sua personalidade. 

Porém, um dos dilemas que podem surgir ao longo do projeto é: como economizar na decoração de espaços pequenos?

É como já adiantamos: com criatividade e personalidade é possível montar ambientes únicos e inovadores. Mas, se você não faz ideia de como fazer isso, confira abaixo nossas 5 dicas de como fazer uma decoração econômica e bonita em espaços compactos. 

1. Decoração minimalista 

(Ana Hamacek Arquitetura/Divulgação)

O design minimalista, como o próprio nome indica, é caracterizado por uma decoração clean, simples e com poucos elementos. É o famoso “menos é mais”. 

Aqui, o espaço conta apenas com o que é essencial para sua rotina. Os móveis são simples, mas de qualidade. No lugar de gastar com diversos enfeites e móveis, o investimento é realizado apenas no que realmente facilita sua rotina em casa, como móveis multifuncionais e estofados confortáveis. 

Montamos um checklist de como conquistar um design minimalista em todo o apartamento: 

  • Paleta de cores neutra: prefira usar tons de cinza, bege, branco;
  • Móveis com design reto e simples: evite usar móveis coloridos e cheios de detalhes. Quanto mais simples, melhor. 
  • Poucos enfeites: use apenas o necessário para sua decoração ser incrível.  
  • Iluminação natural: a luz ajuda a passar a sensação de amplitude no espaço, além de valorizar os poucos enfeites utilizados na decoração.  

2. Enfeites artesanais

(Meet Arquitetura e Interiores/Divulgação)

A vantagem de usar enfeites artesanais na decoração de apartamento é que você mesmo pode fazer as peças - isso sem falar que elas deixam o espaço muito mais confortável e aconchegante. 

Experimente usar uma manta de crochê no sofá, cestos organizadores,almofadas de tricô e o clássico tapete, elementos decorativos que você pode trocar sempre que quiser renovar as cores ou o design do ambiente. 

Dica especial: o truque para não errar na escolha dos enfeites artesanais é usar peças de tons neutros e sem muitos babados ou aplicações de flores. As peças simples são as mais modernas. 

Além disso, evite usar artesanato em diversos espaços do ambiente, isso sobrecarrega a decoração. Escolha poucos enfeites.

3. Vasos e plantas variados 

(Meet Arquitetura e Interiores /Divulgação)

Como não amar decorações com plantas? Elas renovam o ar do ambiente, trazem boas energias para dentro de casa e o principal: são super econômicas. 

Espalhe vasos de flores e plantas por todo o apartamento. Os cantinhos das paredes (aqueles espaços que ficam vazios, sabe?) podem ser preenchidos com diferentes espécies de plantas. E se não houver espaço para isso, inclua os vasos pequenos nas prateleiras ou invista no jardim vertical. 

Caso você não tenha tempo para cuidar de plantas, invista nas flores artificiais. A variedade de modelos é enorme e alguns modelos são tão realistas que muita gente fica em dúvida se é real ou fake. 

4. Renove móveis antigos 

(Meet Arquitetura e Interiores/Divulgação)

Nem sempre é necessário comprar móveis novos para decorar um apartamento pequeno. Muitas vezes, o móvel ainda está em boas condições e precisa apenas de uma pintura nova. 

Então pense bem antes de comprar móveis novos para sua decoração. Veja algumas dicas do que pode ser feito:  

  • Verifique a estrutura dos móveis: aperte parafusos, troque dobradiças e puxadores (isso já deixa os móveis como novos);
  • Renove a pintura: que tal colorir o móvel para dar uma cara nova a ela?  
  • Envelopamento: outra forma de dar uma cor diferente ao móvel é por meio de adesivos. É uma ótima opção para renovar os móveis da cozinha. 
  • Troque o estofado de sofás, poltronas e cadeiras: esse serviço nem sempre é o mais fácil de fazer sozinho, mas algumas empresas fazem essa troca de estofado por um preço em conta. Escolha o tecido que mais combina com sua decoração e renove o espaço. 

5. Pintura criativa  

(Renata Faria/Divulgação)

As cores têm o poder de transformar o ambiente, então use essa vantagem ao seu favor para economizar no projeto.  

No lugar de fazer uma pintura simples, use sua criatividade para pintar a parede. Você pode usar a fita crepe para criar padrões geométricos e inovar no design do apartamento. 

No entanto, evite fazer essas pinturas diferentes em todas as paredes do cômodo. Escolha um espaço em especial para destacar, como para separar a sala de estar da sala de jantar ou para substituir a cabeceira no quarto. 

Dica: caso não tenha habilidade com pinturas, a dica é investir em adesivos e papéis de parede. Procure por modelos econômicos, mas de qualidade, para renovar a decoração da casa com muito estilo. 

Anotou todas as dicas? Faça uma lista com tudo que você precisa fazer na decoração do apartamento e mãos à obra! 

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.

Conheça a newsletter da Casual EXAME, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:CasasDecoração

Mais de Casual

A busca pela xícara perfeita: o processo do café Nespresso

GWM quer fazer legado com centro de engenharia local e carro exclusivo para o Brasil

Golfe: uma das conexões mais poderosas do mundo corporativo

Olimpíadas de Paris: atletas brasileiros são verdadeiros heróis e precisam de mais investimento

Mais na Exame