Exame Logo

“A Culpa É das Estrelas” transmite adaptação fiel do livro

Fãs do livro de John Green devem ficar satisfeitos com a adaptação cinematográfica, extremamente fiel à obra literária

Escritor John Green posa para uma foto com o elenco do filme "A Culpa é das Estrelas" (Rick Diamond/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 18h50.

São Paulo - Ok: esta é a expressão que provavelmente sairá da boca dos espectadores após as sessões de "A Culpa é das Estrelas" (2014), de Josh Boone.

Especialmente dos fãs do livro homônimo de John Green que originou o filme , que devem ficar satisfeitos com a adaptação cinematográfica, extremamente fiel à obra literária sobre dois adolescentes, Hazel (Shailene Woodley) e Gus (Ansel Elgort), que se conhecem em um grupo de apoio para jovens com câncer, ou que já sofreram deste mal.

O garoto, que perdeu uma de suas pernas por causa dos tumores já retirados do seu organismo, e a menina, cujo estágio avançado da doença lhe tirou a plena capacidade de seus pulmões, inevitavelmente se apaixonam um pelo outro durante a jornada na qual embarcam em busca de seus sonhos e confronto de seus medos.

No primeiro momento, pode-se pensar que a história de amor dos dois apenas utiliza a mesma fórmula vista em vários dramas românticos.

//www.youtube.com/embed/lFOOZJ1UChg

Mas, se nas próprias páginas de "A Culpa é das Estrelas" John Green supera a tríade popularizada nos livros de Nicholas Sparks e suas versões cinematográficas --amor impossível, doença e morte-- tendo a garota, obrigada a amadurecer precocemente, como a narradora sem autopiedade e com muito humor ácido, o longa-metragem também evita uma restrição sentimental.

Scott Neustadter e Michael H. Weber, roteiristas dos ótimos "500 Dias com ela" (2009) e "The Spectacular Now" (2013), não só reproduzem linhas inteiras das quase 300 páginas da obra, como conseguem manter a naturalidade do tom adolescente e até filosófico imprimido pelo escritor a seus diálogos.

Mais que isso, são capazes de entregar ao público, assim como a dramédia "50%" (2011) de Jonathan Levine, uma abordagem diferente de um tema tão espinhoso como o câncer.

A forma orgânica em que o grafismo introduz o ambiente virtual da trama, com as mensagens de SMS e e-mails na tela, embora não seja novidade, é um dos acertos da produção.

Outro é a trilha sonora indie, também comum nos mais recentes blockbusters voltados ao público teen, que soa certeira nesta película.

Basicamente folk, a exemplo do primeiro filme de Boone, "Ligados Pelo Amor" (2012), mas com pitadas pop, a seleção musical tem os jovens Ed Sheeran, Jake Bugg, Charli XCX, Tom Odell, Birdy e companhia – algumas canções até evocam o Bon Iver, banda cuja música esteve no trabalho anterior do diretor e também estaria neste, se não tivesse negado seu uso.

Falando em Josh Boone, é justamente ele quem sucumbe à tentação de cair no sentimentalismo.

Se o agradável "Ligados pelo Amor", em que ele também assinava o roteiro, mantinha só a carcaça de filme indie mas se rendia às fórmulas fáceis hollywoodianas, o jovem diretor encontrou um material mais rico para fugir delas em "A Culpa é das Estrelas".

Porém não o fez por completo.

Além da escolha pelo slow motion no momento de crise de um dos personagens, por exemplo, os primeiros planos e grandes close ups são um recurso utilizado constantemente por ele, com o claro objetivo de levar o público às lágrimas.

O resultado não é ruim, porque Boone sabia que tinha um bom elenco em mãos, capaz de transmitir a emoção necessária - e felizmente equilibrada - frente à câmera de Ben Richardson, diretor de fotografia de "Indomável Sonhadora" (2012).

Se Laura Dern sustenta uma interpretação irregular em suas escassas cenas – os pais de Hazel poderiam ter mais destaque no longa, mas a escolha por centrar a história nos protagonistas faz com que as mais de duas horas de filme fluam bem e não se tornem cansativas –, Willem Dafoe como o escritor Peter Van Houten toma de assalto seus poucos minutos em tela.

Contudo, o destaque vai obviamente para o casal de atores principais.

Hazel Grace é um prato cheio para Shailene Woodley, que só confirma o seu talento em dar vida a adolescentes com extrema naturalidade, sem cair na mesmice, como já mostrado com a jovem rebelde de "Os Descendentes" (2011) ou a garota ingênua e apaixonada de "The Spectacular Now".

Mesmo com poucos trabalhos no currículo, seu colega na franquia juvenil "Divergente" (2014), Ansel Elgort, surpreende ao não cair em uma caricatura do confiante e doce Augustus Waters.

Esta capacidade demonstrada por grande parte do elenco e equipe técnica para tornar essa história genuína é o principal chamariz do filme, que deve ter o mesmo destino do livro que lhe deu origem, que fez sucesso não só com o seu público-alvo, o juvenil.

Neste caso, seu objetivo é o de emocionar o maior espectro possível de espectadores, sem distinção de gênero, idade ou ser leitor ou não da obra original. Portanto, fica a dica: prepare os seus lencinhos.

São Paulo – No mês em que começa a Copa do Mundo no Brasil, os cinemas poderão ser um refúgio para quem não gosta de futebol , não está muito empolgado com o Mundial ou até mesmo quer assistir às últimas novidades em filmes , entre uma partida e outra. Entre as principais produções que chegam às telonas em junho, estão as adaptações da literatura “A Culpa é das Estrelas” e “O Homem Duplicado”, além das sequências “Como Treinar Seu Dragão 2” e “Muppets 2 – Procurados e Amados”. Confira a seguir estes e outros destaques do mês.
  • 2. “A Culpa é das Estrelas” – 5 de junho

    2 /12

  • Veja também

    Baseado no best-seller homônimo de John Green, o filme “A Culpa é das Estrelas” estreia no dia 5 de junho. O longa-metragem conta a comovente história de Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley), uma jovem que, desde os 13 anos de idade, luta contra um câncer. Sem se enxergar como uma adolescente comum, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de ajuda. É nessas reuniões que ela conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), que mudará a forma como ela encara a vida, o amor e a doença. “A Culpa é das Estrelas” (“The Fault In Our Stars”)
    Direção: Josh Boone
    Duração: 125 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe
  • 3. “Oldboy – Dias de Vingança” – 5 de junho

    3 /12

  • Com estreia marcada para 5 de junho e dirigido por Spike Lee, “Oldboy – Dias de Vingança” é o remake do mangá e filme sul-coreano homônimo lançado em 2003. Na trama, o pai de família Joe Doucett (Josh Brolin) é raptado por criminosos desconhecidos, que fazem o mundo acreditar que ele é o responsável pela morte de sua esposa. Depois de 20 anos mantido em cativeiro, ele é libertado sem explicações e, agora, busca justiça com as próprias mãos. “Oldboy – Dias de Vingança” (“Oldboy”)
    Direção: Spike Lee
    Duração: 104 minutos
    Gênero: Suspense
    Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Sharlto Copley, Samuel L. Jackson
  • 4. “Versos de um Crime” – 12 de junho

    4 /12

    O filme “Versos de um Crime”, que estreia no dia 12 de junho, é baseado na história real de Allen Ginsberg (Daniel Radcliffe), um inteligente jovem que acabou de entrar para a universidade com o sonho de ser escritor. Ao se deparar com o modelo tradicional da poesia ensinada na instituição, Allen se frustra, até conhecer Lucien Carr (Dane DeHaan), um colega que o apresentará uma nova corrente de pensamento literário e, ao mesmo tempo, mudará sua vida em outros sentidos. “Versos de um Crime” (“Kill Your Darlings”)
    Direção: John Krokidas
    Duração: 104 minutos
    Gênero: Drama
    Elenco: Daniel Radcliffe, Michael C. Hall, Elizabeth Olsen, Jack Huston, Dane DeHaan, Ben Foster, Jennifer Jason Leigh
  • 5. “Transcendence – A Revolução” – 19 de junho

    5 /12

    Até que ponto a tecnologia pode ser benéfica para a humanidade? O filme “Transcendence – A Revolução”, que estreia no dia 19 de junho, discute esses limites ao contar a história do Dr. Will Caster (Johnny Depp). Ele é um famoso pesquisador de inteligência artificial que busca criar uma máquina consciente, que combina a inteligência de todos os seres humanos para alcançar o avanço em diversas áreas. No entanto, seus experimentos controversos despertam a revolta de extremistas contrários à tecnologia, que tentam matá-lo em um atentado. É nesse momento que sua pesquisa será colocada à prova. “Transcendence – A Revolução” (“Transcendence”)
    Direção: Wally Pfister
    Duração: 120 minutos
    Gênero: Ficção científica
    Elenco: Johnny Depp, Paul Bettany, Rebecca Hall, Kate Mara, Cillian Murphy, Clifton Collins, Jr., Morgan Freeman
  • 6. “13º Distrito” – 19 de junho

    6 /12

    Após sete meses da morte de Paul Waker, o filme “13º Distrito”, estrelado por ele, estreia nos cinemas, no dia 19 de junho. O longa-metragem traz a realidade de Brick Mansions, uma violenta área de Detroit abandonada pelo poder público e dominada pelo tráfico de drogas. Sem apoio das autoridades e no alvo dos policiais corruptos, o único que tenta acabar com a criminalidade local é Lino (David Belle). Ele, no entanto, acaba sendo preso e terá que ajudar o honesto Damien Collier (Paul Walker) a encontrar uma bomba escondida no local. “13º Distrito” (“Brick Mansions”)
    Direção: Camille Delamarre
    Duração: 91 minutos
    Gênero: Ação
    Elenco: Paul Walker, David Belle, RZA, Catalina Denis
  • 7. “Como Treinar Seu Dragão 2” – 19 de junho

    7 /12

    Soluço (Jay Baruchel ) e o dragão Fúria da Noite convivem bem e, depois do primeiro filme, também têm uma boa relação com o vilarejo do rapaz. Mas essa paz entre humanos e dragões pode ficar ameaçada após Soluço encontrar uma caverna onde vivem dragões protegidos por Valka (Cate Blanchett), de quem descobre ser filho. Nesse momento, os dois tentarão salvar os dragões do malvado Drago Bludvist (Djimon Hounson), que tenta a qualquer custo controlar as criaturas mágicas. O filme “Como Treinar Seu Dragão 2” entra em cartaz no dia 19 de junho. “Como Treinar Seu Dragão 2” (“How to Train Your Dragon 2”)
    Direção: Dean DeBlois
    Gênero: Animação
    Elenco: Jay Baruchel, America Ferrera, Jonah Hill, Cate Blanchett
  • 8. “O Homem Duplicado” – 19 de junho

    8 /12

    Baseado no livro homônimo de José Saramago, o filme “O Homem Duplicado” chega aos cinemas no dia 19 de junho. No longa, um melancólico professor de história (Jake Gyllenhaal) descobre que tem um sósia, ao ver um filme. Intrigado, ele vai atrás do homem e esse encontro vai mudar suas vidas. “O Homem Duplicado” (“Enemy”)
    Direção: Denis Villeneuve
    Duração: 90 minutos
    Gênero: Suspense
    Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini
  • 9. “Vizinhos” – 19 de junho

    9 /12

    O filme “Vizinhos”, que estreia no dia 19 de junho, mostra o lado engraçado de um drama que muita gente vive: os desentendimentos com pessoas que moram na casa ao lado. Nesta comédia, Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) são um pacato casal com uma filha pequena que acabaram de se mudar. A vida dos dois é pouco agitada, até a chegada à vizinhança de um grupo extremamente barulhento liderado por Teddy Sanders (Zac Efron). No início, eles tentam manter a civilidade, mas, com o tempo, a relação se deteriora até sair totalmente do controle. “Vizinhos” (“Neighbors”)
    Direção: Nicholas Stoller
    Duração: 97 minutos
    Gênero: Comédia
    Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron, Brian Huskey
  • 10. “Muppets 2 – Procurados e Amados” – 26 de junho

    10 /12

    A sequência do filme “Muppets” chega aos cinemas no dia 26 de junho com ainda mais confusões. Desta vez, Caco é confundido com um criminoso profissional e acaba sendo preso injustamente. Enquanto isso, o bandido tenta enganar a turma de amigos do sapo para executar um plano maligno. “Muppets 2 – Procurados e Amados” (“Muppets Most Wanted”)
    Direção: James Bobin
    Duração: 108 minutos
    Gênero: Comédia
    Elenco: Ricky Gervais, Tina Fey, Ty Burrell, Tom Hiddleston
  • 11. “Jersey Boys” – 26 de junho

    11 /12

    O ator e diretor Clit Eastwood deixou um pouco de lado a capa de durão para comandar a produção do musical “Jersey Boys”, que estreia no dia 26 de junho. O longa mostra a trajetória do músico Frankie Valli e do grupo The Four Seasons, que viveram seu auge nos anos de 1960. “Jersey Boys” (“Jersey Boys”)
    Direção: Clint Eastwood
    Duração: 134 minutos
    Gênero: Musical
    Elenco: John Lloyd Young, Christopher Walken, Erich Bergen, Vincent Piazza
  • 12. Veja, agora, quanto é preciso pagar para seu ídolo cantar só para você

    12 /12(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesServiços

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame