A arte do futebol freestyle em 10 vídeos incríveis
Confira imagens de cair o queixo desse esporte que é uma evolução da embaixadinha
Da Redação
Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 17h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h47.
São Paulo - O futebol arte não é visto apenas nos campos ou quadras, nos pés de jogadores celebridades. O freestyle, que ganhou popularidade nos últimos anos, é uma espécie de evolução da embaixadinha, que se transformou em um esporte que exige habilidade e criatividade dos praticantes para equilibrar a bola em diferentes partes do corpo. A seguir, você confere alguns vídeos impressionantes que mostram que marcar gols pode não ser o mais difícil de ser feito com uma bola no pé.
Neste vídeo, vários participantes do 2º Campeonato Brasileiro de Futebol Freestyle, em 2012, mostram seu talento com a bola. Aqui, é possível identificar diferentes tipos de manobras: o “sit down”, em que os chutes são dados enquanto o jogador está sentado, o “upper”, quando a bola é equilibrada na cabeça, ombros, nuca e rosto, e o “lower”, em que o praticante, em pé, usa pés, joelhos, calcanhares e canela nos movimentos. Além desses, há ainda o estilo “ground moves”, em que dribles são simulados, com a bola no chão.
Composta pelos profissionais do freestyle Billy Wingrove e Jeremy Lynch, a dupla intitulada F2 tem diversos vídeos que provam sua imensa habilidade. Em um deles, os homens usam goma de mascar no lugar da bola: primeiro em seu formato quadrado, “original de fábrica”, e, depois, já mascado. Nas imagens ao lado, Wingrove chega a fazer 61 embaixadinhas com chiclete.
A equipe holandesa Go-Fresstyle tem vários vídeos postados no YouTube e em seu site com manobras ousadas. Neste, filmado na estação de trem Hilversum Noord, na Holanda, os integrantes do grupo concentram seus movimentos nos estilos “upper” e “lower”, enquanto passageiros transitam pelo cenário.
O português Cristiano Ronaldo mostra o que sabe além de fazer gols nesse vídeo, feito em parceria com o profissional do freestyle Jeremy Lynch, para uma revista. Nessa brincadeira, ambos revelam intimidade com a bola e, apesar de Cristiano Ronaldo deixa-la cair algumas vezes, Lynch garante, no final, que o jogador do Real Madrid sabe muito mais truques do que costuma mostrar na televisão.
Durante o intervalo de um jogo da seleção brasileira contra o Equador, o jogador Neymar resolveu brincar com o peruano Renzo “Patadita” Motta, em uma espécie de disputa freestyle. Mas o brasileiro não esperava que “adversário” se sairia bem melhor nas embaixadinhas. Depois do breve show, os dois se abraçaram alegremente.
Outro importante profissional dessa modalidade é o francês Arnaud "Séan" Garnier, vencedor do campeonato Red Bull Street Style Soccer de 2008, quando superou mais de 40 competidores. O vídeo ao lado compila várias ocasiões em que ele mostrou seu talento, com manobras quase inacreditáveis que misturam dança e futebol.
Na edição do prêmio Bola de Ouro de 2010, entregue pela FIFA, a dupla F2, de Billy Wingrove e Jeremy Lynch, fez uma bela apresentação digna dos grandes craques. A performance mesclou dança, teatro e flexões de braço, com direito a “Moonwalk” (passo criado por Michael Jackson) e movimentos com duas bolas ao mesmo tempo. Tudo isso para fazer jus aos jogadores que estavam na plateia, como o argentino Messi e o português Cristiano Ronaldo.
Ao som de “I Will Always Love You”, de Whitney Houston, um praticante de futebol freestyle chamou a atenção em uma praça de Paris. Ele se posicionou em cima de um patamar com uma escada logo atrás e fez movimentos arriscados. Como se não bastasse a possibilidade de cair do pequeno espaço, ele ainda escalou (com bola e tudo) um poste do local, de onde chegou a fazer algumas embaixadinhas, antes de deixá-la cair.
Leveza e precisão são duas palavras que definem bem a maneira como o jogador Sven Fielitz realiza os movimentos do freestyle. Originário de Luxemburgo, o jovem chamou a atenção de muita gente e, no ano passado, chegou a estrelar um comercial da Nokia, em que caminha por Londres enquanto joga bola e usa o smartphone Lumia. Como na propaganda ele não mostra todo seu potencial, o vídeo que você vê ao lado é outro, com uma performance de cair o queixo.
Quando esse vídeo foi gravado, no fim de 2005, a Nike tinha a intenção de promover a marca pela internet, mas o sucesso chegou também à TV. O motivo foi a façanha feita por Ronaldinho Gaúcho, que, após experimentar suas novas chuteiras da marca, fez embaixadinhas e chutou a bola várias vezes na trave e a dominou novamente sem deixá-la cair. Isso, claro, rendeu polêmica, já que muita gente duvidou se ele seria capaz de tal feito. O jogador jurou que era verdade, mas surgiram versões que afirmaram que tudo não passava de computação gráfica. Controvérsias à parte, parece não haver dúvida de que talento não falta a ele.