Conversa: professor indica as diferentes formas para dizer também em inglês (foto/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 23 de maio de 2018 às 15h00.
Última atualização em 23 de maio de 2018 às 15h00.
São Paulo - “Me too” não é única maneira possível de dizer “eu também” em inglês. Na verdade, existem muitas maneiras diferentes, e cada uma segue uma estrutura própria, além de terem diferentes graus de formalidade. Algumas são usadas no começo de frases, outras no final, outras somente em frases reduzidas… Enfim, tudo depende da palavra que você estiver usando.
Mas, para não errar, veja abaixo algumas dicas de como utilizá-las corretamente.
TOO
“Too” é uma das maneiras mais famosas de dizer “também”, e é provavelmente uma das primeiras que você vai aprender. Dizer “me too” não está errado, mas lembre-se de duas coisas importantes:
Se quiser usar em uma frase completa (mas também afirmativa), o too vai aparecer no final dela. Olha só:
ALSO
O also também será usado em frases afirmativas, mas ele normalmente virá no meio das frases, mas, dessa vez, um pouco mais formais.
I have two meetings in the morning, and I also have another meeting in the afternoon.
Sorry, we can’t talk to you on Thursday, and we are also busy on Friday.
AS WELL
Essa forma também é muito conhecida, e ela sempre vai ser usada em frases afirmativas e só no final. Ou seja, ela funciona praticamente como um substituto do too. Olha só:
EITHER
Enquanto todas as formas anteriores são usadas apenas em frases afirmativas, o either é a opção para as frases negativas. É o equivalente a um “também não”, e você vai usar da mesma forma que o too, sempre no final das frases.
NEITHER
Quando você quiser dizer “eu também não” de uma forma contraída, sempre use “me neither”, e nunca “me too”. Lembre-se: “me too” só pode ser usado em frases afirmativas.
Michel Rosas é professor de inglês e gerente de marketing da Companhia de Idiomas.