Imagem de uma sessão do Tribunal de Contas da União, as inscrições para concurso estão abertas (Valter Campanato/ABr)
Da Redação
Publicado em 7 de setembro de 2011 às 07h00.
São Paulo – O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu as inscrições ontem para 70 oportunidades para o cargo de auditor federal de controle externo e duas na área de apoio técnico e administrativo. Há também outras sete instituições públicas em busca de profissionais das áreas de direito, engenharia, comunicação, saúde, dentre outros.
Confira os concursos com inscrições abertas em ordem crescente da data de término das inscrições:
Copel (Companhia Paranaense de Energia)
Concurso destinado a cadastro de reserva para cargos de nível médio, técnico e superior. Para nível superior, os cargos são de assistente social júnior, economista sênior, engenheiro eletricista sênior, engenheiro mecânico sênior e engenheiro químico júnior.
Os candidatos de nível superior serão avaliados com prova de conhecimento específico, discursiva e interpretação de texto em inglês, além da análise de títulos e exames médicos admissionais. As provas objetivas estão marcadas para nove de outubro.
Salário: de 1.099,89 a 7.210,60 mil reais
Inscrições: até 12 de setembro através do site do Núcleo de Concursos, taxas variam de 45 a 60 reais.
Aeronáutica
Ao todo, são 160 oportunidades para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários de 2012. Há vagas para administração, análise de sistemas, serviço social, ciências contábeis, estatística, jornalismo, psicologia clínica, publicidade e propaganda, relações públicas e serviços jurídicos.
Os interessados não podem completar 44 anos ou mais de idade até o 31 de dezembro de 2012. Ao terminar o Estágio de Adaptação, o estgiário será nomeado como segundo tenente.
Salário: 5 mil reais
Inscrições: até 12 de setembro nos sites da Força Aérea Brasileira ou CIAAR. A taxa é de 120 reais.
Procon do Distrito Federal
Para cargos de nível médio e superior, há 200 oportunidades, sendo que 20% são reservadas para portadores de deficiência. As vagas são para fiscal, analista e técnico de atividades de defesa do consumidor.
Interessados no cargo de analista precisam ter formação superior nas áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, contabilidade, direito e legislação, economia, recursos humanos, estatística, jornalismo e modernização da gestão pública. No cargo técnico é necessário nível médio ou técnico para atuar nas funções de agente administrativo e técnico de contabilidade.
As provas objetivas e discursivas estão previstas para início de novembro.
Salário: 3.919,13 e 5.293,30 mil reais
Inscrições: até 14 de setembro no site do Iades, as taxas variam de 38,50 a 46,50 reais.
Polícia Militar do Paraná
A instituição oferece 90 oportunidades, 70 para policiais militares e 20 para bombeiros militares. O concurso faz parte do vestibular da Universidade Federal do Paraná e os candidatos devem ter idade entre 16 e 25 anos e nível médio completo.
A remuneração básica inicial para o cargo de 2º tenente dos quadros de oficiais é de 5.746,80 reais. Além do vestibular, os candidatos serão avaliados com exame de capacidade física, sanidade física e mental e prova social.
Salário: 2.152 a 5.746,80 mil reais
Inscrições: até 19 de setembro através do site do Núcleo de Concursos, taxas variam de 45 a 60 reais.
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
São 37 oportunidades para promotor, o candidato deve ter formação superior no curso de Direito. Há exigência mínima de três anos de atividade jurídica exclusivamente após a graduação.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva, inscrição definitiva e apresentação de títulos e prova oral. A prova objetiva está marcada para 30 de outubro.
Salário: 21.766,16 mil reais
Inscrições: até 20 de setembro no site do Ministério Público do DF, a taxa é de 220 reais.
Tribunal de Contas da União (TCU)
São 70 oportunidades para auditor federal de controle externo, sendo que 68 são na área de controle externo (42 para auditoria governamental e 26 para auditoria de obras públicas) e duas para área de apoio técnico e administrativo, na especialidade de psicologia. A exigência para os cargos é o nível superior completo em qualquer área de formação, com exceção das duas vagas em que é necessário ter formação em psicologia.
Os selecionados para auditoria de obras públicas e psicologia trabalharão em Brasília. Já os cargos de auditoria governamental serão distribuídos em Brasília, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Roraima. Todos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas sobre conhecimentos básicos e específicos.
Salário: 11.256,83 mil reais
Inscrições: até 26 de setembro no site do Cespe UnB, a taxa é 100 reais.
Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Ao todo, são 30 oportunidades para o cargo de juiz substituto, além da formação de cadastro. Interessados devem ter bacharel em direito e mínimo de três anos de atividade jurídica exercida.
Todas as etapas do processo serão realizadas em Vitória, a prova objetiva está marcada para 4 de dezembro.
Salário: 19.294,09 mil reais
Inscrições: até 29 de setembro no site do Cespe UnB, mediante pagamento de taxa de 120 reais.
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Interessados em concorrer a uma das 50 oportunidades de juiz substituto precisam de formação em direito e mínimo de três anos de atividade jurídica. Outra exigência é que os candidatos só podem ter até 65 anos.
Haverá inscrição preliminar para a primeira e segunda etapa, que consistem nas provas objetivas e escritas. A terceira etapa consiste na inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico e avalição social. Na quarta etapa o candidato será avaliado por uma prova oral.
Salário: 20.677,85 mil reais
Inscrições: até 30 de setembro no site da Fundação Vunesp, a taxa é de 200 reais.