Carreira

Startup-se: Site ajuda donos na gestão de vida de seus cães e gatos

A startup CachorroGato lançou uma plataforma para ajudar na gestão de vida dos animais, além de gerar negócios para empresas que atuam no mercado pet

Fundadores da CachorroGato (Divulgação)

Fundadores da CachorroGato (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 17h07.

A rotina corrida faz com que os donos de cachorros e gatos tenham cada vez menos tempo para cuidar de seus pets como precisam. A startup CachorroGato lançou uma plataforma para solucionar esse problema ao ajudar na gestão de vida dos animais, além de gerar negócios para empresas que atuam no mercado pet. O site ainda está na versão beta, mas a empresa já colhe seus frutos: entrou para o programa de aceleração da Amazon, ganhou um aporte de 400 mil reais de investidores-anjo e já planeja expandir o projeto para outros países.

Idealizado por um grupo de quatro sócios Lucas Almeida (CEO), Adriano d’Avila Borges (diretor de marketing), Rodrigo Arjonas (diretor administrativo) e Ricardo Tubaldini (médico veterinário e diretor técnico), o site surgiu após 10 meses de planejamento e estudo de mercado. Há duas semanas, a equipe ganhou um novo sócio, Lucas Barbieri, diretor técnico.

Lucas Almeida disse em entrevista a INFO que resolveu investir no mercado de negócios para animais de estimação após uma viagem para a Espanha, onde encontrou um modelo parecido, mas focado na área de casamentos. “Quando pisei no Brasil, dois dos meus atuais sócios foram me pegar no aeroporto. A partir dali decidimos montar uma startup e foi fácil escolher a área de pet, pois é um mercado que tende ao amadorismo quando se fala em tecnologia”, disse.

A plataforma foi lançada oficialmente em julho de 2013 para dois públicos: donos de animais de estimação e estabelecimentos comerciais. Por meio de um cadastro simples é possível criar um RG do animal e ter acesso gratuito às facilidades, que se apresentam diretamente conectadas a fornecedores e serviços que possam atender prontamente às necessidades dos pets, como hospitais veterinários e pet shops. 

A plataforma reúne informações apoiadas por médicos veterinários que visam levar esclarecimentos e tirar dúvidas dos proprietários. Oferece lembretes de vacinação, banho e tosa, ajuda a encontrar o pet em caso de perda ou em casos de emergências, faz agendamento online de serviços e consultas médicas, serviços por geolocalização, entre outras ferramentas.

Ao mesmo tempo em que ajuda os usuários, a plataforma é uma grande aliada dos estabelecimentos. O grupo criou ferramentas que atendem as necessidades dos profissionais da área, que são carentes de soluções em tecnologia. “Descobrimos que existe mais Pet Shop do que padaria em São Paulo. São 8 mil estabelecimentos, mas 87% não têm site. Damos uma vitrine online personalizada para cada loja e ferramentas capazes de gerar negócio, atrair, fidelizar novos clientes e fazer a gestão dos atuais”, afirma.

Desde o lançamento, a startup já conquistou 800 clientes. Desse número, 300 estão online e os outros estão em fase de produção. “Nosso contrato pode sair mais barato do que se o estabelecimento montar um site de qualidade média. Isso já atrai bastante o cliente”, afirma.

A startup foi selecionada pela Amazon como uma das 200 empresas da América Latina para o Programa de Aceleração de startups da companhia. O programa identifica e dá subsídio às startups de tecnologia digital. “Nosso servidor fica armazenado dentro da Amazon, o que melhora a qualidade da entrega aos clientes. Há também um crédito alto de pelo menos um ano e suporte 24 horas com técnicos americanos e brasileiros”, afirma.

E os investimentos não param por aí. A CachorroGato já recebeu um aporte de 400 mil reais de um grupo de investidores-anjo formados por veterinários nacionais. Dois deles, inclusive, gostaram tanto da ideia que trabalham na startup. Hoje, além dos 5 sócios, a empresa tem 13 funcionários.

A expectativa da empresa é faturar 3 milhões de reais no primeiro ano, além de expandir para oito países da América Latina, América do Norte e Europa em 10 meses. “Nos próximos 30 dias, lançaremos a plataforma em dois novos países: possivelmente Rússia e Argentina”, disse. Além disso, a startup está entre as finalistas do Start-Up Chile, um dos maiores programas de aceleração da América Latina. Se a empresa for aprovada, incluirá o Chile no seu mapa de expansão.

Clique aqui para acessar o CachorroGato e veja abaixo um vídeo sobre a plataforma:

//www.youtube.com/embed/KqE9pqm45sQ

Acompanhe tudo sobre:AmazonAnimaisComércioEmpreendedoresEmpreendedorismoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetINFOInternetlojas-onlinePequenas empresasStartups

Mais de Carreira

Os países mais procurados por brasileiros para estudar e trabalhar, segundo a Belta

24 milhões de empregos até 2030: mercado trilionário cresce, mas com poucos talentos qualificados

“Por que devo te contratar?”: como responder a essa pergunta na entrevista de emprego

O que é ponto facultativo e quem tem direito?

Mais na Exame