Salários altos, trabalho remoto e autonomia: estudo revela qual é o 'melhor emprego do mundo'
Especialização em IA pode proporcionar aumento de salários e novas oportunidades profissionais; veja como se qualificar (gastando pouco!) para ocupar as vagas abertas no setor
Publicado em 16 de outubro de 2024 às 12h01.
Última atualização em 16 de outubro de 2024 às 12h01.
Irresistível. É assim que alguns especialistas estão definindo o mercado de trabalho para profissionais com conhecimento em inteligência artificial . E isso não é de hoje. Desde que essa tecnologia apareceu, com o lançamento do ChatGPT em 2022, não há outro assunto nas rodas de conversas corporativas.
A diferença é que agora as considerações sobre essa carreira não são apenas opiniões pessoais; elas estão embasadas por estudos, que indicam que esse é o setor mais promissor para aqueles que sonham com a ascensão profissional.
IA pode aumentar salários em até 49%, diz estudo
Um estudo da consultoria PwC revelou que a adoção da inteligência artificial no ambiente de trabalho pode levar a um aumento significativo nos salários dos profissionais. De acordo com o levantamento, os trabalhadores que utilizam a IA em suas funções podem ver seus rendimentos subirem até 25%.
O estudo destacou que as diferenças salariais entre profissionais com competências em IA e seus pares sem essas habilidades são especialmente marcantes em algumas áreas específicas. Nos Estados Unidos, advogados que dominam a IA podem obter um aumento salarial impressionante de 49% em comparação com advogados que não possuem essas competências.
Da mesma forma, os analistas financeiros com conhecimentos em inteligência artificial podem esperar um aumento salarial de 33% em relação aos profissionais em funções similares, mas sem uma especialização na área.
Competências em IA são cada vez mais valorizadas
Os aumentos salariais para advogados e analistas financeiros com habilidades em IA refletem a crescente valorização das competências tecnológicas em suas áreas. A automação e a análise avançada de dados melhoram a eficiência e a precisão, tornando profissionais com essas habilidades altamente cobiçados.
No entanto, esse impacto não se restringe apenas a essas profissões. A integração da inteligência artificial está transformando uma ampla gama de setores, oferecendo benefícios semelhantes em termos de remuneração e oportunidades para profissionais em diversas áreas e formações.
"Os países e setores que têm uma elevada procura de competências em IA tendem a ver prêmios salariais mais elevados, especialmente se houver escassez de profissionais qualificados”, diz Mehdi Sahneh, economista da PwC.
Benefícios vão além de salário
Embora o aumento salarial seja um dos benefícios mais atraentes da especialização em IA , os ganhos vão muito além do aspecto financeiro. Não à toa, é considerada a carreira com os melhores empregos do mundo.
O acesso a oportunidades de trabalho em setores inovadores e em crescimento é um das vantagens mais citadas por profissionais. Essas oportunidades frequentemente vêm com maior autonomia, projetos desafiadores e a possibilidade de trabalhar em soluções tecnológicas de ponta.
Outra vantagem significativa é o desenvolvimento profissional contínuo. Trabalhar com IA exige a atualização constante de conhecimentos e habilidades, o que estimula o crescimento pessoal e profissional. Esse ambiente dinâmico também promove uma rede de contatos valiosa, facilitando colaborações e acessos a novas oportunidades.
Além disso, o domínio de IA pode oferecer flexibilidade no local de trabalho, com muitas empresas oferecendo opções de trabalho remoto ou híbrido, que pode melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
EXAME promove treinamento sobre IA
De olho em quem deseja ingressar no mercado de IA, a EXAME apresenta uma nova edição do pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão assinado pela EXAME, para incluir no currículo.
O programa é apresentado por Miguel Fernandes, Chief AI Officer da EXAME e um dos maiores nomes do mercado de inteligência artificial. Com vasta experiência prática e acadêmica, Fernandes vai se aprofundar nos conceitos, ferramentas e estratégias de IA que já estão transformando as empresas.
Principais temas abordados:
- Contextualização sobre o cenário atual da IA;
- Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
- Estudos de caso de empresas referência no uso da IA;
- Principais formas de atuação do especialista em IA;
- Como construir um plano de carreira prático.
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui . Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO SOBRE IA
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.