Carreira

Posso receber os salários anteriores à nomeação?

Rogerio Neiva tira a dúvida se um candidato que é nomeado tardiamente pode receber indenização

Dinheiro, notas de cem reais

Dinheiro, notas de cem reais

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h31.

Posso receber os salários anteriores à nomeação?
Respondido por Rogerio Neiva, juiz e professor de cursos preparatórios para concursos

A presente pergunta envolve situações delicadas e difíceis: o candidato é aprovado no concurso público, mas não é nomeado no momento devido, busca o Poder Judiciário para conseguir tomar posse e obtém esse direito tardiamente. É fato que estes processos judiciais podem demorar anos, fazendo com que o candidato fique aguardando.

Ao conseguir a esperada nomeação, o questionamento que se faz é: tenho direito ao recebimento, de forma indenizada, dos salários que receberia se tivesse sido nomeado no momento correto?

Ao enfrentar este tema, no começo de 2011, o Superior Tribunal de Justiça havia estabelecido a compreensão de que seria devida a indenização.

Porém, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal garantindo o direito à nomeação dos candidatos aprovados dentro das vagas do edital, o STJ revisou seu posicionamento. E assim, atualmente, o entendimento que se adota é de que não há mais direito à indenização, de modo que o candidato não recebe qualquer tipo de compensação.

Outra questão relevante e relacionada consiste no direito às promoções que o servidor teria se a nomeação não tivesse sido tardia. O tema está em vias de ser analisado pelo STF e ainda pendente de definição. Não apenas por estes motivos, mas o fato é que o ideal é ser nomeado no momento adequado e o mais rápido possível.

Rogério Neiva, criador do Sistema Tuctor Rogerio Neiva é juiz do Trabalho, especialista em concursos públicos, professor  e criador do Sistema Tuctor
Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicosDireitos

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'