Carreira

Os livros que inspiraram a carreira de Lupita Nyong'o

Em 2014, Lupita Nyong'o viveu em 2014 um roteiro digno de contos de fada. Veja as obras que a ajudaram no processo.

A atriz Lupita Nyong'o: Lupita venceu neste ano o Oscar de melhor atriz coadjuvante (AFP/Getty Images)

A atriz Lupita Nyong'o: Lupita venceu neste ano o Oscar de melhor atriz coadjuvante (AFP/Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 7 de dezembro de 2014 às 16h58.

São Paulo - Praticamente desconhecida do público antes de sua participação no filme “12 anos de escravidão”, Lupita Nyong'o viveu em 2014 um roteiro digno de contos de fada - como alguns críticos de cinema classificaram.

A produção, que também marcou a sua estreia no cinema, acabou lhe rendendo o Oscar de melhor atriz coadjuvante este ano. Com isso, ela superou atrizes veteranas como Jennifer Lawrence e Julia Roberts.

Apesar do feito, o mercado de trabalho cinematográfico não se tornou mais fácil para a atriz de 31 anos nascida no México e criada no Quênia. Formada em artes cênicas pela Yale University, Lupita estaria sendo vítima de racismo, segundo relatos. Por enquanto, ela está escalada para o próximo filme da franquia Star Wars. E só.

Na última sexta-feira, Lupita admitiu para uma palestra formada majoritariamente por mulheres que tem medo de falhar na carreira - com uma ressalva: “Sem a possibilidade de ser ruim em alguma coisa, você nunca será extraordinário”, afirmou, segundo relato do site Inc.

Alguns livros a ajudaram a chegar a esta conclusão, segundo ela confidenciou no discurso. Um deles ensina algumas técnicas de atletas olímpicos para lidar com a pressão e o outro oferece um método para definir um plano de carreira.

Veja mais sobre as obras:

Fight Your Fear and Win: Seven Skills for Performing Your Best Under Pressure
Autor: Dr. Don Greene

Uma prova nas Olimpíadas é o momento mais decisivo na vida de um atleta. E, portanto, o de maior pressão. Neste livro, o especialista em psicologia esportiva Don Greene descreve alguns dos métodos usados pelos esportistas de alta performance para encarar o stress que os jogos olimpícos podem trazer e como aplicá-los no mercado de trabalho.

Map for life
Autor: Glen Allen McQuirk
A teoria central da obra é de que técnicas de administração do tempo são nulas se o profissional não tiver um plano de vida e de carreira bem definido. Influenciada pela obra, a atriz afirmou que tem o hábito de listar todas as suas ambições.

Fazer filmes com impacto social era uma delas - e a produção “12 anos de escravidão” foi uma resposta a este objetivo de carreira. 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosLivrosSucesso

Mais de Carreira

Olimpíadas 2024: Veja os resultados do Brasil no primeiro dia de disputa

Lista de concursos em agosto: Veja as mais de 16 mil vagas de empregos no setor público

11 frases para evitar se quiser ser um marqueteiro de sucesso

O alvo dela é o pódio das Olimpíadas 2024: a história de Ana Luiza Caetano, do tiro com arco

Mais na Exame