Os concursos públicos mais disputados que vêm por aí
Principalmente para quem é da área jurídica, as oportunidades na carreira pública são muitas até o fim do ano. Confira quais os concursos mais cobiçados
Camila Pati
Publicado em 30 de abril de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h38.
São Paulo – Nos próximos meses, concurseiros de plantão têm uma agenda agitada. Principalmente para quem é da área jurídica, as oportunidades profissionais na carreira pública aparecem aos montes. Advocacia Geral da União e ministérios públicos estaduais prometem centenas de vagas, assim como as defensorias públicas, as magistraturas estaduais e a Polícia Federal. Mas, segundo dois especialistas consultados, é o concurso público do Ministério Público da União (MPU), que deverá ser o mais disputado. Com salários na casa dos 24 mil reais, o cargo de procurador de República é a atividade dos sonhos de grande parte dos concurseiros. “É o concurso mais cobiçado”, diz Marcelo Hugo da Rocha, diretor acadêmico da Casa do Concurseiro e autor de livros pela editora Saraiva.
Mas, não são só os concursos que exigem formação em Direito que estão em destaque. INSS, Banco Central, Receita Federal e IBGE também devem ser muito procurados por quem tem curso superior. “Como a parte de legislação é sempre forte, quem é formado em Direito, acaba prestando também concursos que não são só para quem é da carreira jurídica”, diz Rocha. Confira então a lista com os concursos que serão mais procurados, segundo os dois especialistas consultados.
Mas, não são só os concursos que exigem formação em Direito que estão em destaque. INSS, Banco Central, Receita Federal e IBGE também devem ser muito procurados por quem tem curso superior. “Como a parte de legislação é sempre forte, quem é formado em Direito, acaba prestando também concursos que não são só para quem é da carreira jurídica”, diz Rocha. Confira então a lista com os concursos que serão mais procurados, segundo os dois especialistas consultados.
Suspenso em julho do ano passado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porque não tinha reserva de vagas para candidatos com deficiência, o concurso da Polícia Federal deve ter editais de retificação publicados hoje. Com provas aplicadas no mês de julho, o concurso vai selecionar 350 escrivães, 150 delegados e 100 peritos. O salário para escrivão é de 7.887,33 reais mais benefícios e o cargo exige curso superior em qualquer área. Delegados e peritos começam com remuneração inicial de 14.410,11 reais mais benefícios. Delegados precisam ser bacharéis em Direito e peritos contam com formações específicas, de acordo com o edital. “Quem não tinha feito a inscrição poderá se inscrever agora”, diz Rocha. Os candidatos que já estão inscritos poderão escolher continuar na seleção ou requerer a devolução do valor da taxa de inscrição. Será permitido alterar a opção de local de prova e mudar a inscrição para disputar vagas para deficientes. O novo prazo de inscrições vai constar nos editais.
Interessados nas carreiras policiais também estão aguardando o edital do concurso da Polícia Rodoviária Federal. Já autorizado pelo Ministério do Planejamento e com salário inicial de 6.479,81 reais, o concurso deverá receber milhares de inscrições também pelo número de vagas, são mil ao todo para agentes de carreira na PRF. O último concurso foi realizado em 2009. “As vagas serão distribuídas em 11 estados, o edital está prometido para maio”, diz Rocha.
O MPU tem 47 oportunidades para procurador da República e as inscrições estão abertas até o dia 22 de maio. Com salário de 24.057,33 reais, a disputa deverá ser acirrada. “Esse concurso é top no Brasil Este cargo é o que grande parte dos concurseiros gostaria de ter”, diz Rocha. A autonomia do trabalho, além da remuneração é o que mais atrai os concurseiros, de acordo com ele. Francisco Fontenele, diretor da LFG, concorda. “É o cargo mais cobiçado e o concurso é muito difícil, são 4 etapas”, explica . Ele recomenda muita dedicação. “Tem que estar atualizado em relação a jurisprudências, legislação, e ficar atento às nuances da banca examinadora e resolver questões de concursos anteriores”, diz. As oportunidades para os procuradores da República estão divididas entre os estados de Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. Para participar é preciso ter nível superior em Direito e, no mínimo, 3 anos de atividade jurídica.
Inscrições: até 22 de maio pelo site da Procuradoria Geral da República
Inscrições: até 22 de maio pelo site da Procuradoria Geral da República
“É um concurso que já foi autorizado e deve ter muita concorrência”, diz Fontenelle. Para ampliar seu quadro, Advocacia Geral da União deverá selecionar 560 advogados. O salário inicial é de 14.970,60 reais e os cargos foram criados por lei publicada em junho de 2012. Para participar da seleção os candidatos devem ter nível superior em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense. “Para passar em um concurso deste nível são necessários de 2 a 3 anos de preparação, foco e dedicação. Quem já está estudando tem mais chance”, diz Fontenele.
A Defensoria Pública do Distrito Federal está com as inscrições abertas para o seu concurso público. Com salário inicial de 20 mil reais, a concorrência por uma das apenas 3 vagas ofertadas será grande. A prova acontece no dia 14 de julho. Mas não é só isso. A carreira de defensor público promete várias oportunidades e deve atrair muitos concurseiros, segundo Fontenelle. “Os estados de São Paulo, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte deverão ter concursos ainda neste ano”, explica. “Só no estado de São Paulo, serão 400 oportunidades nos próximos 4 anos”, diz Fontenele. Defensoria do DF
Inscrições: de 28 de maio a 11 de junho pelo site da Cespe
Inscrições: de 28 de maio a 11 de junho pelo site da Cespe
Dois ministérios públicos estaduais já abriram inscrições de seus concursos públicos. Espírito Santo e Minas Gerais vão selecionar promotores de justiça substituto. No primeiro são 5 oportunidades e no segundo, 60. O salário no Espírito Santo chega a 22.854,46 reais. Em Minas a remuneração ainda não foi divulgada. “O concurso em Minas Gerais é muito tradicional, atrai muita gente de outros estados, principalmente de São Paulo”, diz Rocha. De acordo com ele, os concursos para promotores, em geral, mobilizam concurseiros de várias partes do país. “Tem bastante demanda, as pessoas se deslocam pelo país”, explica. Mas não é só isso. Ainda são esperados concursos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Roraima,, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Maranhão e Tocantins. Ministério Público do Espírito Santo:
Inscrições: até 24 de maio pelo site da Vunesp
Ministério Público de Minas Gerais:
Inscrições: até 21 de maio pelo site do MP.
Inscrições: até 24 de maio pelo site da Vunesp
Ministério Público de Minas Gerais:
Inscrições: até 21 de maio pelo site do MP.
Quem sonha com um cargo de juiz tem muitas oportunidades em vista. “É que 11 estados têm previsão de concurso neste ano”, diz Fontenele, da LFG. São eles: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Tocantins, Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Já foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento 515 vagas, sendo 400 para analista, função de exige curso superior, 100 para técnico (nível médio) e 15 para procurador, cargo que demanda nível superior em Direito. O salário de procurador é de 14.970,60 reais, o de analista é de 12.960,77 reais e o de técnico é 4.917,28 reais. O prazo máximo para a publicação do edital expira em setembro deste ano.
“Este é também é um concurso top”, diz Rocha. Em janeiro, o coordenador - geral de Análise das Políticas de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas do Ministério da Fazenda confirmou a previsão de concurso para este ano. Apesar de não ser um concurso da área jurídica, há muitos candidatos formados em Direito de olho nas oportunidades. “O salário e a quantidade de vagas atraem muitos concurseiros”, diz Fontenele. “Serão 1.50 vagas, sendo 750 para analista tributário e 300 para auditor fiscal”, explica Rocha. Salário de auditor chega a 13.973 reais e o de analista é de 8.369,07 reais.
“O edital deve sair o mês que vem e será um concurso muito procurado”, diz Rocha. Estão previstas 500 oportunidades para analista do seguro social. O concurso que exige curso superior foi autorizado pelo Ministério do Planejamento no dia 1 de fevereiro. “A base é o direito previdenciário”, diz Rocha. Em relação ao salário, ainda não há confirmação, mas Rocha prevê que gire em torno de 7 mil reais.
Até outubro deverá ser publicado o edital com as 440 oportunidades no IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Serão 20 vagas para pesquisador de informações geográficas e estatísticas, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas, 60 para analista de planejamentos, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e 300 para técnico em informações geográficas e estatísticas. “O salários devem chegar a 9mil reais e é um concurso de nível nacional, embora a maioria das vagas seja para a sede do IBGE que fica no Rio de Janeiro”, diz Rocha.
Mais lidas
Mais de Carreira
Esses são os 6 conselhos de carreira que você deveria ignorar"Eu prefiro ter bitcoin do que ouro," diz bilionário. "Acho que tem mais valor"Mondelēz Brasil abre inscrições para o Programa de Estágio 2025 com bolsa-auxílio de até R$ 2,1 milEle deixou o kung fu para criar uma empresa que fatura R$ 150 milhões – e terá nova fábrica este ano