Os 5 livros acadêmicos mais influentes de todos os tempos
Uma única obra pode acabar se desdobrando em um sem fim de novas descobertas
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2015 às 20h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h26.
São Paulo - Todo artigo acadêmico que se preze critica, revisita ou comenta estudiosos anteriores. É o que se chama de estar "sobre ombros de gigantes". Por isso, uma única obra pode acabar se desdobrando em um sem fim de novas descobertas. Em parceria com a British Library, o Arts and Humanities Research Council realizou uma enquete para definir quais são os textos acadêmicos mais influentes da história da humanidade. Na lista geral, havia obras feministas , como O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e Reivindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft. Físicos, como Albert Einstein (O Significado da Relatividade) e Stephen Hawking (Uma Breve História do Tempo) também estavam concorrendo. Havia, ainda, obras da área econômica, como A Riqueza das Nações, de Adam Smith, e de ciência política, como O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. A partir de uma lista fechada de obras consagradas, o público votou e escolheu cinco títulos definitivos. Veja a seguir foram os grandes eleitos.
Lançada em 1859, a obra em que Darwin demonstra os mecanismos da evolução demoliu certezas e deu início a um debate científico que se prolonga até hoje
O "Manifest der Kommunistischen Partei" foi publicado em 1848, durante a eclosão de movimentos operários na Europa. Apresenta uma análise histórica da burguesia e conclama os operários a se mobilizarem internacionalmente.
Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa. Em prosa, poesia e teatro, explorou a natureza humana como nenhum outro autor na história da literatura.
A obra é uma das bases do pensamento político e filosófico ocidental.
Publicada em 1781, o célebre trabalho de Kant é quase ilegível de tão complexo. É considerado fundador do idealismo alemão.
Confira aqui 23 livros escritos por mulheres que você precisa ler