Carreira

O primeiro passo

Na carreira, eventos que estão fora de seu controle podem desencadear um crescimento acelerado. Nas finanças, o mesmo raciocínio pode fazer seu dinheiro render mais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 14h44.

São Paulo - Talento, esforço e dedicação certamente são elementos importantes para o sucesso, mas pode ser que não sejam os únicos. Diversos pesquisadores analisam as causas que levam indivíduos a se destacar. Parte dos estudos, no entanto, afirma que características ou eventos isolados podem fazer a diferença e desencadear um crescimento mais acelerado.

Entre os pesquisadores que defendem que eventos ­aleatórios contribuem para o sucesso profissional está o escritor norte-americano Malcolm Gladwell, que identificou um curioso padrão nas ligas escolares de hóquei no gelo do Canadá.

Segundo Gladwell, mais da metade dos jogadores nasceu entre os meses de janeiro e março. A constatação, que a princípio pode parecer irrelevante para quem não acompanha ou não gosta do esporte, carrega mais informações do que se imagina. Gladwell partiu para inferências lógicas.

As ligas são separadas por ano de nascimento, e as crianças começam a jogar aos 6 anos. Nessa idade, alguns meses podem fazer uma diferença bastante significativa no estado físico dos garotos. Assim, aqueles que nasceram no primeiro trimestre têm muita vantagem sobre os mais novos e, por isso, podem acabar recebendo mais atenção dos técnicos que os treinarão para que se tornem grandes jogadores.

A esse fenômeno os pesquisadores deram o nome de Efeito Mateus, fazendo referência à passagem bíblica: “A todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância; mas ao que não tem até aquilo que tem lhe será tirado”. Em outras palavras, o sucesso tende a atrair mais sucesso.
Pode-se considerar, por exemplo, o caso de dois consumidores interessados em investir quantias iguais em CDB que vão a um mesmo banco.

Um deles recebe uma proposta mediana e sem benefícios, enquanto o outro, que tem a mesma quantidade de dinheiro, consegue condições melhores já na primeira visita. No futuro, é quase certo que o gerente continue oferecendo vantagens para o cliente que conseguiu vantagens desde o início.

É evidente que pesquisa, dedicação, persistência e talento podem ampliar as chances de encontrar esse tipo de oportunidade de ouro, mas também não se pode negar que é sempre importante começar com o pé direito.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEdição 196SucessoTalentos

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida