São Paulo - Um novo estudo conduzido por uma professora de direito da Vanderbilt University mostrou o impacto da obesidade e do gênero sobre a remuneração e a empregabilidade dos norte-americanos.
Segundo a pesquisa, que analisou mais de 10 mil mulheres e quase 9 mil homens nos Estados Unidos, mulheres acima do peso ganham salários mais baixos.
O problema também afeta os homens obesos, mas em uma proporção menos aguda. No caso deles, a diferença salarial para outros homens com peso mediano é de 2 dólares por hora. Já entre as mulheres, o peso é responsável por uma discrepância de 7 dólares por hora.
Além do salário, estar acima do peso também afeta a aceitação da mulher pelo mercado de trabalho . As obesas têm menos chance de conseguir empregos que demandem interação pessoal, e mais chance de trabalhar com atividades que exigem esforço físico. O mesmo não ocorre com os homens acima do peso.
A desigualdade não para por aí: mesmo que tenham empregos que envolvam interação social, as obesas ganham menos do que suas colegas mais magras.
A hipótese da pesquisadora Jeniffer Shinall é que a sociedade promove discriminação que não vale de forma igual para os dois gêneros. "Empregadores, colegas e/ou clientes podem considerar a obesidade menos aceitável em mulheres do que em homens", escreveu Shinall.
São Paulo - O que o futuro reserva para nossas
carreiras é uma preocupação natural de todos nós. Nas palestras que você verá a seguir, esse tema é explorado sob diversos enfoques, da disputa do
mercado de trabalho com robôs até a falsa ideia de que certos
empregos são mais estáveis e "dão futuro". Os vídeos são do TED, uma organização sem fins lucrativos que organiza e divulga apresentações curtas sobre diversos temas relevantes. Confira a seguir nossa seleção, que reúne palestras em inglês e espanhol:
2. Como serão os empregos do futuro? - Andrew McAfee 2 /8
No futuro, teremos nossos empregos roubados por robôs? Provavelmente sim, ou pelo menos os tipos de trabalho que conhecemos hoje. A opinião é de quem fala neste vídeo, que discute como serão os empregos do futuro e como podemos nos preparar para assumi-los.
Idioma: Inglês
Palestrante: Andrew McAfee é economista e estuda os impactos da tecnologia da informação nos negócios e na sociedade como um todo. Ele é o principal pesquisador no Centro para Negócios Digitais do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Veja o
vídeo no site oficial 3. O futuro do trabalho num mundo incerto - Chuck Hamilton 3 /8
Nesta palestra, você vai entender como mudanças demográficas e avanços tecnológicos se entrecruzam para formar o cenário profissional de amanhã.
Idioma: Inglês
Palestrante: Chuck Hamilton é membro do Centro para Aprendizado Avançado da IBM. Trabalha com a intersecção entre aprendizado, pessoas e tecnologia, com ênfase em eficiência. Veja o
vídeo no site oficial 4. O futuro do trabalho - Naomi Stanford 4 /8
A palestrante nos apresenta a pontos de vista de diferentes grupos etários sobre o mundo profissional. O resultado é um panorama sobre como se adaptar a um novo mundo do trabalho que exige mais recursos, responsabilidades e resiliência.
Idioma: Inglês
Palestrante: Naomi Stanford é uma consultora, professora e autora britânica, que trabalha com desenvolvimento e design organizacional. Antes de sair do Reino Unido, ela foi executiva em empresas como British Airways e Xerox. Veja o vídeo no
site oficial 5. O emprego do futuro ou o futuro do emprego - Nacho Cambralla 5 /8
Este vídeo oferece uma perspectiva positiva sobre os desafios que o mercado de trabalho trará amanhã. Ser seu próprio empregador é uma alternativa defendida pelo palestrante, que traz uma visão franca sobre desemprego, instabilidade e esperanças.
Idioma: Espanhol
Palestrante: Nacho Cambralla é engenheiro da computação e consultor de empresas que querem melhorar sua gestão combinada de pessoas, inovação e tecnologia. Veja o
vídeo no site oficial 6. O futuro do trabalho - Peter Acheson 6 /8
Ainda não nos demos conta da extensão das mudanças que têm ocorrido no trabalho desde a ascensão da internet. Entenda por que o fato de estarmos conectados continuará a alterar profundamente nossas carreiras.
Idioma: Inglês
Palestrante: Peter Acheson é presidente do Peoplebank Australia, a maior empresa de recrutamento de tecnologia da Austrália. Acheson também tem experiência com vendas e marketing em empresas como Canon e Telstra. Veja o vídeo no
site oficial 7. A tecnologia e o futuro do trabalho - Jordi Serrano 7 /8
No nível de desenvolvimento tecnológico em que estamos, nossas carreiras estão mudando mais rapidamente do que percebemos. Robôs, produtividade e desemprego marcarão um futuro para o qual vale a pena se preparar desde já.
Idioma: Espanhol
Palestrante: Jordi Serrano é fundador da Future4Work, consultoria especializada em trazer tendências emergentes em RH para as empresas. Já assessorou diversas corporações e ONGs em projetos de inovação no mundo do trabalho. Veja o
vídeo no site oficial 8. O futuro do trabalho - Dimitris Tsakos 8 /8
Seu pai já disse que você devia ser médico, contador ou advogado? Muita gente acredita que algumas profissões "dão futuro". Após ver esta palestra, você entenderá que nem tudo é tão simples quando se fala sobre as perspectivas do mercado de trabalho.
Idioma: Inglês
Palestrante: Dimitris Tsakos é fundador de um clube de investidores na Grécia e tem experiência com criação de startups. Formado pela Universidade de Atenas, ele completou seu MBA na Holanda. Veja o
vídeo no site oficial