Mercer muda foco no Brasil
Empresa quer ganhar espaço em projetos de RH estratégico
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h32.
A subsidiária brasileira da Mercer, consultoria especializada em recursos humanos e administração de previdência privada, pretende ampliar seu foco de atuação em RH no país. "Vamos atuar mais fortemente como consultoria estratégica de recursos humanos, sem nos limitarmos à área de remuneração, como fizemos até agora", afirmou, com exclusividade ao Portal EXAME, Lawrence Woerner sócio e diretor regional da Mercer para a América Latina.
Segundo Woerner, a Mercer introduzirá novos produtos no mercado brasileiro, como projetos de transformação das áreas de recursos humanos de seus clientes. "A maioria das empresas, não só no Brasil, mas em todo mundo, ainda tem áreas de RH focadas em operação, em vez de atuarem como RHs estratégicos", disse.
O executivo argentino Fermin Diez, que reponde em Miami pela área de recursos humanos da América Latina, foi escalado para comandar a mudança. "Vamos trazer para o Brasil, que é um líder regional, os mesmos conceitos que já testamos nos Estados Unidos e no México", afirma Fermin.
Fermin, que trabalha baseado em Miami, nos Estados Unidos, passará temporadas mais longas no Brasil não só por causa da mudança que terá de implementar na subsidiária brasileira da companhia, mas também para repor o quadro de funcionários da empresa que passou por uma baixa coletiva recentemente. Deixaram a Mercer recentemente dez funcionários, que foram para a concorrente Watson Wyatt, empresa que está ampliando sua operação no país. Desses dez que saíram, dois eram "cabeças de área" da operação brasileira, respondendo pelas áreas de pesquisas de remuneração e gestão de recursos humanos. "É claro que não gostamos da saída dessas pessoas", disse Woerner. "Mas decidimos encarar o fato como uma oportunidade de colocar mais rapidamente nosso plano em prática, contratando pessoas que tenham perfil para tocar projetos estratégicos de recursos humanos."