França oferece bolsas de pós-graduação para estrangeiros
Inscrições vão até 6 de janeiro de 2017. Veja os valores das bolsas e como se candidatar à oportunidade
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2016 às 13h00.
O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França anunciou nesta semana que está com inscrições abertas para o programa Eiffel, que concede a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar o mestrado ou doutorado no país.
As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Portanto, para concorrer ao benefício, é preciso primeiro ser admitido ao programa de mestrado ou doutorado de interesse e manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas. As escolas têm até o dia 6 de janeiro de 2017 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris. Confira aqui o passo a passo para inscrição.
Estudantes de mestrado selecionados pelo programa receberão 1.181 euros mensais e os de doutorado, 1.400. Também estão inclusas as passagens aéreas, seguro saúde e ajuda de custo para atividades culturais. A bolsa não inclui a anuidade da universidade, mas os estudantes contemplados também podem se candidatar paralelamente a bolsas oferecidas pela instituição.
Candidatos às bolsas de mestrado devem ter até 30 anos de idade e os de doutorado, até 35. Para 2017, as áreas de estudo prioritárias do programa Eiffel são engenharias, economia e gestão, direito e ciências políticas. Para o doutorado, são contempladas também as seguintes áreas: matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação. Leia aqui o edital do programa (em inglês).
Programa: International Leader of Tomorrow Award A UBC oferece bolsas de graduação para estudantes talentosos de diversos países do mundo. O valor do prêmio varia de acordo com a necessidade financeira do estudante, podendo cobrir 100% dos custos de anuidade e despesas de moradia no país.
Programa: Denys Holland Scholarship Esta bolsa é destinada a estudantes de graduação de qualquer país que, sem a bolsa, não seriam capazes de financiar seus estudos na UCL, e que demonstrem intenção de aproveitar todas as atividades oferecidas pela instituição e pela Student Union. A bolsa é no valor de 9 mil libras anuais e pode ser usada para cobrir a anuidade e manutenção no país.
Programa: University of Canterbury International First Year Scholarships Esta bolsa é concedida a estudantes internacionais no seu primeiro ano de graduação e que demonstrem alto potencial. As bolsas podem ser de 10, 15 ou 20 mil dólares, usados para cobrir parcial ou totalmente os valores da anuidade, que varia de acordo com o curso escolhido.
Programa: Bristol University International Office Scholarships A Universidade de Bristol oferece para estudantes que desejem cursar programas de graduação e pós-graduação na instituição. As bolsas são no valor de 8,5 mil libras e podem ser usadas para pagar parte dos valores de anuidade, que variam entre 15 e 35 mil libras anuais.
Programa: Monash University International Merit Scholarships Estudantes internacionais de destaque podem concorrer às Bolsas de Mérito da Universidade de Monash. O valor total é de 10 mil dólares australianos anuais, renováveis por até 5 anos.
Programa: Utrecht University Excellence Scholarships Antes que você passe direto: a universidade de Utrecht oferece 6 programas de graduação em inglês, incluindo economia e artes liberais. A Utrecht Excellence Scholarship oferece a estudantes que demonstrem alto potencial a oportunidade de cursar graduação e mestrado com isenção das taxas de anuidade e ajuda de custo para manutenção no país de 11 mil euros anuais.
Programa: Bologna University Study Grants for International Students Na Itália, o ensino superior se divide em primeiro ciclo (equivalente a graduação), segundo ciclo (equivalente a mestrado) e ciclo único, que une os dois em um programa mais longo. A Universidade de Bolonha oferece bolsas para candidatos de qualquer um destes ciclos por um ano, passíveis de prorrogação. A bolsa é no valor de 11 mil euros, cobrindo os custos de anuidade. * Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar
* Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar