Exame Logo

Estes 7 profissionais estão em falta no mercado brasileiro

A consultoria de recrutamento Page Personnel divulgou quais são os profissionais mais difíceis de encontrar agora no Brasil

Perfis raros e específicos (Getty Images)

Camila Pati

Publicado em 20 de março de 2015 às 06h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h47.

São Paulo – A consultoria Page Personnel, focada em cargos técnicos e de suporte a gestão, viu o número de currículos recebidos explodir neste primeiro trimestre. Com o aumento - da ordem de 40% - o patamar atingido é equivalente ao registrado em 2012. E não são apenas profissionais fora do mercado que estão com o CV “na mão”. Segundo, Juliana Alvarez, gerente da Page Personnel, a consultoria também tem recebido muitos candidatos interessados em mudar de emprego . “A proporção é equivalente”, diz. Já a criação de novas oportunidades no mercado responde apenas por 30% das vagas anunciadas pelas empresas. O restante é fruto de substituição de pessoas, parte da estratégia de busca por mais eficiência que muitas empresas têm adotado. Mesmo com este cenário de mais interesse por parte de candidatos, a consultoria destaca que tem sido muito difícil encontrar profissionais com perfis específicos. Confira, nas fotos, 7 deles e veja por que eles são raros:
  • 2. 1. Vendedor Técnico/Engenheiro de Vendas

    2 /9(Thinkstock)

  • Veja também

    O que faz: acompanha a rotina comercial das empresas de maneira consultiva, auxiliando o cliente nas especificações técnicas de peças, maquinários, insumos e equipamentos. Salário médio: 7 mil reais Por que é difícil encontrar: há falta de domínio em inglês, muitas vezes, exigido pelas multinacionais – que são as empresas que possuem maior demanda deste tipo de profissional.
  • 3. 2. Analista de desenvolvimento mobile para área de TI/Desenvolvimento

    3 /9(Thinkstock)

  • O que faz: Desenvolve aplicações para mobile IOS e Android. Salário médio: De 6 mil reais a 7 mil reais. Por que é difícil contratar: há falta de profissionais com sólidos conhecimentos na área, dado que ainda são tecnologias mais recentes.

  • 4. 3. Analista fiscal

    4 /9(MorgueFile)

    O que faz: responsável pelas rotinas fiscais da empresa. Salário médio: 5,5 mil reais

    Por que é difícil contratar: pela falta de domínio em uma segunda língua, principalmente o inglês.
  • 5. 4. Analista contábil

    5 /9(Thinkstock)

    O que faz: responsável por rotinas contábeis da empresa. Salário médio: 6 mil reais. Por que é difícil contratar: o problema é o mesmo que ocorre com os analistas fiscais. Falta de domínio em uma segunda língua, principalmente o inglês.
  • 6. 5. Key account manager (gerente comercial) para área de vendas/bens de consumo

    6 /9(Thinkstock)

    O que faz: responsável pela venda e relacionamento com as grandes redes supermercadistas. Salário médio: 8 mil reais. Por que é difícil contratar: falta de domínio de um segundo idioma.
  • 7. 6. Analista sênior/ coordenador de departamento de RH

    7 /9(Thinkstock)

    O que faz: responsável pela condução de projetos de RH. Salário médio: Entre 5 mil reais e 7 mil reais. Por que é difícil de contratar: domínio de softwares de folhas de pagamento é requisito que está faltando no currículo dos candidatos.
  • 8. 7. Analista de produto júnior/pleno para área de marketing

    8 /9(Thinkstock)

    O que faz: responsável pela criação de novos produtos. Salário médio: entre 3,5 mil reais e 4,5 mil reais. Por que é difícil de contratar: conhecimento técnico do setor é um requisito raro em candidatos.
  • 9. Agora, veja quais cargos têm os salários mais altos

    9 /9(FABIO HEIZENREDER)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMercado de trabalhovagas-de-emprego

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame