As despesas absurdas que empregados já cobraram de empresas
Confira quais os pedidos de reembolso mais inusitados já feitos por funcionários, segundo pesquisa
Camila Pati
Publicado em 2 de abril de 2016 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h17.
São Paulo – Pedir reembolso de despesas à empresa é uma prática corriqueira. De recibos de transporte a notas fiscais de restaurantes, gastos durante o expediente ficam a cargo do empregador em grande parte das situações em que funcionários precisam se deslocar, viajar ou participar de eventos de trabalho. No entanto, fraudes e exageros frequentemente rondam esta prática. Pesquisa realizada pela Robert Half nos Estados Unidos investigou com 2,2 mil diretores financeiros quais as demandas de reembolso mais absurdas que já chegaram a seus departamentos e se os pedidos inapropriados cresceram nos últimos três anos ou não. A maioria dos executivos (65%) disse não ter notado mudança no volume de gastos inadequados reportados a seus departamentos. Mas 20% disseram que houve, sim, aumento e 3% ainda disseram que novos pedidos absurdos cresceram significativamente. Apenas 8% notaram queda e outros 3% viram redução significativa neste desvio de conduta. A seguir, veja, nas fotos, os mais inusitados e absurdos pedidos já recebidos por departamentos financeiros de empresas nos Estados Unidos:
Muitas empresas oferecem carros a seus funcionários como benefícios dentro do pacote total de remuneração. Mas, há quem pense ter este direito mesmo sem que haja um prévio acordo com a empresa, segundo reportaram diretores financeiros entrevistados pela Robert Half.
Mais um caso de funcionário que achou por bem incluir o auxílio moradia no seu pacote de remuneração e apresentou o recibo de aluguel ao departamento financeiro da empresa. Recibos de aluguéis, em geral, marcaram presença na lista de pedidos inusitados, segundo o relatório da Robert Half.
A pesquisa revela que recibos de viagens de férias também já foram submetidos por funcionários que consideraram que seus empregadores deveriam pagar por seu lazer.
Um dos diretores entrevistados, ao analisar pedidos de reembolso feitos por funcionários, encontrou um que considerou bastante inadequado: uma nota fiscal de uma televisão de tela plana.
Há quem furte papel higiênico do banheiro da empresa para levar para casa, mas há quem apresente a nota ao departamento financeiro e peça reembolso pela compra, segundo a pesquisa.
Segundo a Robert Half, um dos pedidos mais inusitados de reembolso que chegaram ao conhecimento de diretores financeiros de empresas dos Estados Unidos, foi o de despesas com um day-spa para o cachorro do funcionário.
Um pedido de reembolso de um empréstimo saltou aos olhos de um dos diretores financeiros que participaram da pesquisa da Robert Half.
Pedido de reembolso por 10 centavos gastos em estacionamento também impressionou um dos diretores financeiros participantes da pesquisa.
Pedidos de reembolso de gastos com medicamentos também já chocaram diretores financeiros que participaram do levantamento.
Teve um funcionário que apresentou à empresa o recibo de gastos que teve para empalhar um animal. A nota dos serviços de taxidermia talvez seja o pedido de reembolso mais inusitado que surgiu na pesquisa.
Muitas empresas cobrem gastos com cursos e outras atividades extra-curriculares como forma de incentivo a seus funcionários. Mas aulas de dança? Sim, já houve diretor financeiro que recebeu pedido de reembolso por gastos que teve chacoalhando o esqueleto.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões