Curso gratuito revela como desenvolver habilidades verdes já exigidas em 10% das vagas do LinkedIn
De acordo com estudo, a participação de talentos verdes na força de trabalho global saltou 38,5% entre 2015 e 2022 – e a tendência é que continue crescendo
Redação Exame
Publicado em 23 de março de 2023 às 18h35.
Última atualização em 23 de março de 2023 às 18h42.
Excel, inglês e trabalho em equipe costumavam ser alguns requisitos comuns em muitas vagas de emprego. Nos últimos tempos, foram acrescentadas a essa lista as chamadas soft skills, que englobam habilidades de liderança, proatividade, comunicação e flexibilidade.
Mais recentemente, um novo modelo de habilidades tem sido cada vez mais buscado pelas empresas e pelo mercado de trabalho como um todo: são ashabilidades verdes.
- Termo ESG cresceu 2.600% nas redes; descubra como aproveitar a tendência e começar carreira na área
- ESG: aprenda como construir uma carreira na área mais valorizada pelas empresas hoje
- Google libera acesso antecipado ao Bard, o rival do ChatGPT
- Carreiras sem fronteiras: como profissionais exploram oportunidades além dos limites tradicionais
- Anvisa libera venda de 930 pomadas para trançar ou modelar cabelos
- Foco no B2B: dicas para empreendedoras que desejam vender para grandes empresas
Divulgado pelo LinkedIn no ano passado, o relatório Global Green Skills 2022 revela que cerca de 10% dos anúncios de vagas de emprego publicados na plataforma tinham as " habilidades verdes " como exigência. O levantamento também mostra que a participação de talentos verdes na força de trabalho global cresceu 38,5% entre 2015 e 2022.
A obrigatoriedade das habilidades verdes não se restringe a vagas específicas de sustentabilidade. A nova tendência tem sido prioridade na maioria das empresas dos mais variados setores e segmentos. Por isso, as vagas para talentos verdes se aplicam para diversas profissões, de advogados a administradores, designers, arquitetos e tantas outras.
Prova disso é a estimativa feita pelo Fórum Econômico Mundial que, em 2021, já estimava que 40% dos trabalhadores precisariam ser requalificados para ocupar os “empregos verdes do futuro”.
Além disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluíram, em um estudo, que o crescimento da economia verde tem potencial para gerar 15 milhões de empregos na América Latina até 2030. Somente no Brasil seriam 7,1 milhões de novos trabalhos.
Mas, afinal, o que são as habilidades verdes?
A grosso modo, as habilidades verdes são os conhecimentos, os valores e as atitudes que funcionam como pilares de uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos. No âmbito profissional, as habilidades verdes são aquelas voltadas para a responsabilidade ambiental, social e de transparência corporativa. É o famoso "ESG".
Pensando em ajudar os profissionais a entender o que são e como conquistar as habilidades verdes, a EXAME e o Ibmec preparam o workshop gratuito Carreira em ESG .
Programada entre os dias 10 e 18 de abril, a série “ Carreira em ESG ” mostra as possibilidades de carreira na área, ensina as habilidades necessárias a serem desenvolvidas por profissionais do setor e revela o passo a passo para se especializar no tema.
Para participar, basta se cadastrar na página oficial do evento clicando aqui ou no botão abaixo:
QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE CARREIRA EM ESG
*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy