Exame Logo

Netflix indeniza Claire Foy por diferença salarial em "The Crown"

A atriz, que viveu a rainha Elizabeth II nas duas primeiras temporadas da série, pode ter recebido uma compensação de até 200 mil libras

Claire Foy: a atriz recebia cerca de 29 mil libras a menos que seu colega de elenco Matt Smith (The Crown/Divulgação)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de maio de 2018 às 09h09.

Última atualização em 2 de maio de 2018 às 09h50.

São Paulo - A atriz britânica Claire Foy, que viveu a rainha Elizabeth II nas duas primeiras temporadas da série "The Crown", da Netflix , pode ter recebido uma compensação de até 200 mil libras dos produtores da série por conta de uma disparidade salarial.

A informação, não confirmada oficialmente pela Netflix, é do Daily Mail. A indenização vem após uma grande polêmica, quando os produtores Suzanne Mackie e Andy Harries revelaram, no mês passado, que Foy, a protagonista da série, recebia cerca de 29 mil libras a menos que seu colega de elenco Matt Smith, que viveu o príncipe Philip, marido de Elizabeth II.

Veja também

Na época, os produtores justificaram que o pagamento maior a Matt seria por sua fama, após ter protagonizado quatro temporadas de "Doctor Who".

Depois, além de uma desculpa oficial dos produtores e da Netflix, foi assegurado de que agora em diante, ninguém mais vai ganhar mais que a intérprete da rainha em "The Crown".

A partir da terceira temporada, Olivia Colman, de "Broadchurch", eTobias Menzies, de "Game of Thrones", vão assumir os papéis de Elizabeth e Philip na série.

Em nota ao Daily Mail, a produtora Left Bank Pictures se responsabilizou mais uma vez pela disparidade. "Estamos totalmente unidos na luta por pagamento igualitário, livre de gêneros, e numa readequação da forma como a indústria trata as mulheres em frente e por trás da câmera", diz o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhoMachismoMulheresNetflixSaláriosSéries

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame