Este é o certificado que apenas 6,1 mil brasileiros têm no currículo

A prova exige preparo e a próxima avaliação está chegando: confira as dicas sobre a certificação CFP
Preparo para o CFP: confira o curso da Exame Academy (Jacobs Stock Photography Ltd/Getty Images)
Preparo para o CFP: confira o curso da Exame Academy (Jacobs Stock Photography Ltd/Getty Images)
L
Luísa GranatoPublicado em 29/06/2021 às 14:55.

Se você quer se destacar no mercado financeiro, existe um título que pode garantir um destaque fora da curva no seu currículo: o certificado CFP, a abreviação de Certified Financial Planner (ou Planejador Financeiro Certificado). 

Apenas 6,1 mil planejadores financeiros brasileiros têm a certificação CFP, sendo o Brasil o país com maior crescimento de profissionais habilitados do mundo, segundo dados da Financial Planning Standards Board (FPSB). Entre 2017 e 2018 o número subiu 17%. 

O que é o CFP?

De origem norte-americana, a certificação CFP é gerida pela Financial Planning Standards Board (FPSB) e está presente em 26 países. No Brasil é concedida pela Associação dos Planejadores Financeiros (Planejar). 

O objetivo da CFP é assegurar que o profissional apresente conhecimentos e atitudes de alto nível para a atividade de planejamento financeiro, independentemente do produto ou serviço oferecido. 

O certificado não é obrigatório. Mas, embora a busca pelo documento seja voluntária, ele costuma ser exigido por diversas companhias, principalmente no segmento de private banking. 

Qual o perfil do profissional que tira CFP?

Segundo Alessandra Libman, sócia de Wealth Management do BTG, é necessário ter três anos de experiência não supervisionada no atendimento direto à pessoa física ou um ano de experiência supervisionada para tentar a prova do CFP. 

E o perfil mais comum? “Geralmente profissionais do mercado financeiro que trabalham com investidores pessoas físicas, ou profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos de planejamento financeiro pessoal e familiar”, diz ela. 

O CFP impulsiona a carreira?

O salário de um planejador financeiro pode variar entre 5 mil e 20 mil reais por mês, segundo o site ProSeek. Essa diferença pode vir do segmento de atuação, seus clientes e produtos que vende. E os certificados também têm seu peso para conseguir um aumento. Libman explica:  

“O profissional certificado, além de ter aprimorado seus conhecimentos técnicos, ter experiência em planejamento financeiro, fazer parte de um grupo de profissionais que está constantemente se atualizando e trocando conhecimentos e ser voluntário de educação financeira no Brasil, terá um diferencial em relação aos seus pares, o que pode certamente abrir novas oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional.  

E, sob o ponto de vista dos clientes, ter o atendimento de um profissional certificado, traz a segurança de ser orientado por um profissional bem-preparado tecnicamente e eticamente, já que para obter a certificação o profissional também adere a um Código de Ética e Responsabilidade Profissional”, afirma. 

Como tirar o certificado CFP

Além da experiência profissional, é necessário ter ensino superior completo, assinar o Código de Ética e Responsabilidade Profissional da Associação dos Planejadores Financeiros (Planejar) e passar no Exame aplicado pela associação. 

A prova é uma etapa fundamental para a certificação. Em média, o preparo para o exame é de 3 meses e o próximo está marcado para o dia 28 de novembro. Confira aqui mais detalhes sobre o formato da prova e conhecimento exigidos do CFP.

Melhor curso preparatório de CFP

Dentre as diversas opções hoje disponíveis, ganha destaque o Preparatório Certificação CFP, desenvolvido pela EXAME Academy em parceria com o Mundo Financeiro, duas das mais prestigiadas plataformas de educação voltadas ao mercado financeiro no Brasil. 

A parceria visa disponibilizar o melhor e mais completo conteúdo para que os candidatos tenham o conhecimento necessário para gabaritar a prova de CFP. São seis módulos ao total, divididos entre os temas centrais do exame e atuais, atualizados e com materiais programáticos conforme as exigências da Planejar. 

Além de 300 vídeoaulas feitas por professores renomados na área, o curso de CFP fornece 900 questões entre exercícios e simulados, plantões de dúvidas, cronograma de estudos, aulas-bônus com especialistas do BTG Pactual e grupo de estudos. 

Um diferencial do curso de certificação CFP da EXAME com o Mundo Financeiro é o seguro-reprovação. Ou seja, caso o aluno não passe na prova, o acesso ao curso e todos os recursos inclusos será reativado. 

Quais são as grandes tendências do mercado de trabalho? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.

Como se preparar para a certificação CFP

Confira abaixo dicas exclusivas para ter um melhor preparo, organização de estudos e dicas sobre as questões para obtenção da certificação CFP.