Até Buffett já teve medo de falar em público. E foi assim que ele o venceu

Você já passou por um aperto na hora de fazer uma apresentação? Confira as dicas da professora do Exame Academy para vencer o medo de falar em público

Suor, tremedeira, dor de barriga e apagão de ideias. Você já passou por um aperto na hora de fazer uma apresentação? Laila Wajntraub, fundadora do Clube da Fala e professora do curso “Oratória: como falar em público sem medo” da Exame Academy, fala que esse terror é super comum e até o megainvestidor Warren Buffett já confessou que passava mal antes de apresentações.

Na verdade, uma pesquisa do jornal Sunday Times descobriu que a maioria das pessoas colocam esse medo acima até da morte.

“O medo é uma reação inata do ser humano. O medo de falar em público não é perigo para nossa sobrevivência, não estamos na frente de animais ferozes, mas a sensação é a mesma”, diz a especialista.

Todas as reações que os leitores da Exame descreveram quando questionados sobre esse medo no Instagram fazem parte dessa resposta natural do nosso corpo contra uma situação de ameaça. E a professora tirou dúvidas e passou conselhos sobre esse sentimento no novo episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos.

“Infelizmente, no Brasil, nós não somos treinados adequadamente. Nem mesmo em formações como jornalismo ou direto, ninguém ensina como a gente deve falar melhor”, diz.

A fórmula de Buffett para vencer o medo não foi mágica, ele investiu em sua educação. O bilionário fez um curso!

“No meu escritório, você não vai ver o meu diploma da Universidade de Nebraska. E não vai ver o diploma de mestrado que consegui na Universidade de Columbia. Você verá o meu certificado do curso Dale Carnegie”, disse o bilionário no documentário da HBO “Becoming Warren Buffett”.

Buffett completou o curso na sua segunda tentativa em 1952.

Além de entender a origem do medo e ansiedade, melhorar sua oratória segue uma regra antiga: a prática leva à perfeição.

“A dica que dou é: pratique. Comunicação é treino. Não adianta saber muito, adquirir muito conteúdo técnico. A leitura ajuda? Sim, a leitura ajuda a aumentarmos nosso vocabulário. Mas isso não quer dizer que você vai conseguir transformar isso em palavras”, aconselha a CEO do Clube da Fala.

Confira o episódio completo do podcast:

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.