Steve Jobs foi um dos maiores product managers de todos os tempos. (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 14h51.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 14h50.
Se te perguntassem a profissão do Steve Jobs, o que você responderia? Inventor? Empresário? Marqueteiro? Palestrante? De fato, o executivo foi todas essas coisas – e, justamente por isso, também pode ser considerado um dos maiores profissionais de produto de todos os tempos.
Com a ajuda de softksills como inovação, pensamento estratégico, mentalidade empreendedora e boa comunicação, Jobs participou ativamente do ciclo de desenvolvimento dos produtos mais importantes da marca (como o Ipad e o Iphone) prezando sempre por aliar o que havia de mais novo na tecnologia com as vontades e necessidades dos clientes. E essa é a principal missão de um gerente de produtos.
Entenda, abaixo, o que é essa profissão, porque ela ganhou tanta relevância nos últimos anos e como você pode se beneficiar disso para alcançar cargos mais altos na sua própria carreira.
Apontada dentre as áreas que mais demandaram novos profissionais ao longo do ano passado pela PageGroup, a carreira em produtos não chama a atenção apenas pelo alto – e crescente – número de oportunidades. Remunerações competitivas (cuja média ponderada é de R$ 13.056 mensais, segundo dados da PM3) e a possibilidade de começar sem possuir uma formação específica na área também são fortes atrativos do setor.
Um relatório apresentado pela edtech Tera em parceria com a Mindminers no ano passado apontou, por exemplo, que sete em cada dez profissionais de produto não começaram suas carreiras em funções relacionadas ao segmento. Na verdade, a maioria destes talentos veio das áreas de engenharia (21%) e administração (20%).
“Quase 80% das pessoas contam que se atualizam sobre novas técnicas ou metodologias principalmente por treinamento ou cursos de habilidades digitais. Também foram mencionados livros (65,9%), blogs (52,9%), colegas (50,8%) e podcasts (50,5%)”, diz o relatório.
Outro dado que chama a atenção no estudo tem a ver com o nível de senioridade dos profissionais de produto. Isso porque, ainda que a maioria das pessoas tenha pouco tempo de função na área, mais da metade (54,2%) dos respondentes afirmou atuar como Analista Sr. ou Coordenador. Um forte indicativo de que o setor favorece um desenvolvimento acelerado de carreira.
O estudo da Tera em parceria com a Mindminers define estes talentos como os profissionais responsáveis por definir diretrizes e acompanhar o cumprimento delas durante o processo de desenvolvimento de produtos.
Na prática, dentre as principais funções esperadas de um gerente de produtos, estão:
Quer saber mais sobre a área de produtos (e como ela pode beneficiar a sua carreira)? Conheça a série Gerente de Produto: Profissional da Década – um treinamento virtual e gratuito sobre o assunto.