A carreira de David Beckham nos gramados em 10 fotos
O jogador inglês, David Beckham, anunciou hoje a sua aposentadoria no futebol. Confira 10 imagens que contam um pouco da sua carreira de sucesso
Camila Pati
Publicado em 16 de maio de 2013 às 17h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
São Paulo - Hoje, o craque David Beckham surpreendeu o mundo ao revelar que pendurou as chuteiras. Aos 38 anos, ele encerra a carreira nos gramados como o único inglês a conquistar campeonatos em quatro países diferentes: Inglaterra, pelo Manchester United, Espanha com o Real Madrid, Estados Unidos pelo LA Galaxy e França com o Paris Saint Germain. Também deixa marca como um dos jogadores que mais ganharam dinheiro no planeta. Só no ano passado Beckham embolsou 44,1 milhões de dólares, de acordo com a Forbes, o que o colocou no topo da lista dos jogadores de futebol mais bem pagos do mundo e na 8ª posição entre todos os atletas mundiais. A publicação estima que ao longo da trajetória profissional, o atleta tenha acumulado uma fortuna de 250 milhões de dólares, muito por conta de contratos publicitários. Adidas, H&M e Samsung são algumas das marcas que patrocinam Beckham. A seguir, confira 10 fotos que mostram um pouco da trajetória de Beckham nos gramados:
O jogador começou a carreira no Manchester United em 1991 e ficou no clube até 2003, tendo sido emprestado em 1995 para o Preston North End. Foi no Manchester United que se consagrou craque com conquistas importantes como o título da UEFA Champions League de 1998-99. Também pelo clube conquistou seis vezes a Premier League e a Copa Europeia/Sul-Americana 1999.
A primeira convocação para atuar na seleção inglesa foi em 1996, mas foi em 2000 que Becham conquistou a faixa de capitão do time e ficou com ela durante 6 anos. Em 1999 e 2001, o jogador foi considerado o 2º melhor jogador do mundo pela FIFA.
Em 2003, Beckham foi vendido por 35 milhões de euros para o Real Madrid e integrou o célebre time dos Galáticos ao lado de Ronaldo, Zidane, Figo, Casillas e Roberto Carlos. No entanto, a equipe venceu apenas a Liga espanhola durante as 4 temporadas em que teve o reforço do inglês.
Após uma passagem não tão brilhante pelo clube espanhol, um acordo de 5 anos e de alguns milhões de dólares levou David Beckham à América do Norte para ser a principal estrela do LA Galaxy em 2007.
Em 2008, o jogador foi homenageado ao completar 100 jogos pela seleção inglesa e recebeu a "condecoração" do ex-jogador Bobby Charlton
Entre 2008 e 2009 o craque foi emprestado ao clube italiano Milan. E, após jogar a temporada norte-americana pelo LA Galaxy, ele voltou a ser emprestado ao clube italiano em 2010. No Milan jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Gattuso e do jovem Alexandre Pato.
Beckham comemora a vitória sobre o Houston Dynamo e a conquista do bi da MLS Cup, principal campeonato do futebol norte-americano pelo L A Galaxy. Com a equipe ele também garatiu títulos da MSL Western Conference em 2009 e 2010 e da MLS Supporters Shiel em 2010 e 2011, além das duas MLS Cup em 2011 e 2012.
Em 2013, o jogador assinou com o clube francês Paris Sain-German um contrato de 6 meses. O meia decidiu doar o seu salário para um centro médico parisiense especializado em doenças raras e patologias complexas e também para uma outra instiuição de caridade. De acordo com o jornal Le Parisien, as duas instituições dividiram algo em torno de 500 mil euros.
No último domingo, dia 13, o jogador inglês conquistou pelo Paris Saint Germain o título do Campeonato francês ao derrotar o Olympique de Lyon por 1 a 0. Com a aposentadoria anunciada hoje, este foi o seu último título no futebol profissional.
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman