Carreira

Após 900 anos, Veneza ganha primeira gondoleira

Profissão ficou 900 anos exclusivamente nas mãos dos homens

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 18h59.

São Paulo - Giorgia Boscolo, de 24 anos e mãe de dois filhos, é a primeira mulher a exercer a profissão de gondoleira nos canais de Veneza, ofício que ficou 900 anos exclusivamente nas mãos dos homens.

Em comunicado, a Prefeitura de Veneza informa que Giorgia superou outros 21 candidatos, todos homens, para ficar com a vaga.

"Pretendo aproveitar esta profissão até o final, sem que me falte nada", disse a primeira gondoleira de Veneza em declarações publicadas hoje pelo jornal "La Stampa", de Turim.

Apesar de já ter sido aprovada, Giorgia só poderá assumir o comando de uma gôndola depois de conseguir uma licença para poder trafegar pelos canais de Veneza.

A cidade tem atualmente 425 gondoleiros fixos e 180 substitutos. Giorgia, por enquanto, se enquadra nesta última categoria, e precisa esperar que um dos fixos deixe seu posto livre para conseguir a licença.

O "La Stampa" lembra que, há alguns anos, a alemã Alexandra Hai tentou virar gondoleira, mas não conseguiu. Agora, segundo o jornal, já há cinco mulheres inscritas para a próxima seleção.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMulheresProfissõesVeneza

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho