8 vídeos que todo recém-formado deveria assistir
Acabou de estrear sua trajetória profissional? Então, aprenda desde o que priorizar para ter sucesso até os erros de principiantes em uma reunião com diretores


Talita Abrantes
Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h18.
São Paulo - Com emprego ou à procura, se você se formou há pouco tempo, provavelmente, está repleto de dúvidas sobre a carreira que tem para trilhar daqui para frente. Pensando nisso, selecionamos alguns vídeos de carreira produzidos pela equipe de EXAME.com que podem ajudá-lo na árdua tarefa de estrear sua trajetória profissional. Confira.
2 /10
Quais são as características que tornam o nível de empregabilidade mais elevado para uns e inferior para outros? Em mais um dos vídeos de carreira, Fernando Mantovani, managing director da Robert Half Brasil, revela o que pode tornar você o tipo de profissional que é disputado no mercado de trabalho.
3 /10
O conceito de sucesso foi banalizado e, em alguns casos, virou sinônimo apenas de status, poder e dinheiro. Para Alex Bonifácio, autor do livro “Pense Grande” (Editora Belas Letras), sucesso vai além desta ideia e tem relação com a capacidade de usar todo o seu potencial. Mas como conseguir tal feito? Assista ao vídeo.
4 /10
Você acaba de estrear seus pés em uma nova rota profissional. Na bagagem, quase nenhuma experiência que, de cara, mostre que você tem os requisitos necessários para a oportunidade. Veja como lidar com isso. As dicas são de Fernando Mantovani, managing director da Robert Half Brasil.
5 /10
Viver em comunidade exige que, vez ou outra, você faça concessões. Calar aqui, ceder ali, e por aí vai. Mas há pessoas que, em nome de se afirmar, perdem a mão e o tato social. Veja como evitar isso, segundo Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”.
6 /10
Para boa parte dos jovens profissionais que ingressam em um programa de trainee convencional, a meta é, um dia, crescer na carreira e assumir a liderança de uma equipe. Mas para que isso aconteça algumas atitudes são necessárias desde os primeiros dias na empresa. Entenda
7 /10
Para muita gente, o primeiro emprego após a faculdade é o momento para estrear vários afazeres da vida corporativa: o primeiro fechamento de semestre, o primeiro deadline, a primeira reunião com os diretores. Sem experiências anteriores, contudo, é quase impossível comparecer pronto para cada um destes compromissos profissionais. Pensando nisso, Alfredo Assumpção, autor do livro “Talento – a verdadeira riqueza das nações”, conta qual é o principal erro que principiantes ou trainees cometem nas reuniões com diretores - em mais um dos vídeos de carreira.
8 /10
Até que ponto vale a pena investir em uma pós-graduação? Quando é a hora certa para começar este tipo de formação? Quando ela não conta mais tanto pontos assim para o currículo? João Márcio, diretor-executivo da Talenses, dá todas essas respostas neste vídeo. Confira.
9 /10
Dependendo da ênfase que você dará para a sua trajetória futura na carreira, a experiência acadêmica com um mestrado e doutorado pode cair muito bem. Mas, atenção, ter os dois títulos no currículo nem sempre é garantia de ascensão profissional automática. Veja, em mais um dos vídeos de carreira, quando vale a pena fazer um mestrado ou doutorado caem bem, de acordo com Ivan Correa, diretor-executivo do IBOPE Educação.

10 /10(Justin Sullivan/Getty Images)
Mais lidas
Mais de Carreira
Mais da metade dos brasileiros usa LinkedIn para buscar vagas internacionais, aponta estudo'Brasil pode ser uma inspiração global para o mundo dos negócios', diz CEO do Grupo L'Oréal Brasil'João Fonseca é a minha versão 2.5, mas o cabelo vai ser difícil de igualar', diz Guga KuertenComo aplicar a técnica usada pelo Google para definir metas eficientes e medir resultados?