8 vídeos para não "fazer feio" na entrevista de emprego
Selecionamos uma bateria de vídeos que podem minimizar os erros durante a etapa mais decisiva do processo de seleção; confira
Talita Abrantes
Publicado em 13 de outubro de 2013 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.
São Paulo - O currículo até pode ser impecável e seu desempenho nas outras etapas da seleção, imbatível. Mas é na entrevista de emprego que todas você, mais do que nunca, será colocado à prova. É ali, olho nos olhos do recrutador, que todas as suas chances convergem para o sim ou para o não. Para que você tenha sucesso nesta etapa, selecionamos 8 edições do programa Sua Carreira com dicas essenciais para enfrentar este momento crítico na carreira de todo profissional. Confira.
Na hora de procurar um emprego, é possível ter um plano estratégico? Para Ivan Correa, diretor executivo do IBOPE Educação, a resposta é sim. Segundo ele, alguns conceitos básicos de estratégia podem ser aplicados (tranquilamente) na entrevista de emprego. Entenda.
Por mais preparado que você esteja, quase sempre a entrevista de emprego faz, sim, o estômago gelar. Não é para menos. Seu futuro profissional (e até pessoal) pode ser decidido ali. Exatamente ali, naqueles minutos em que você está frente a frente com o recrutador. Tenso. Como, então, reduzir o nervosismo, a ansiedade e por aí vai? Fernando Mantovani, da Robert Half, traz a resposta.
Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar? Afinal, quem é seu Lex Luthor? Não faz ideia de como responder a essas perguntas? Pois elas já foram feitas em algumas das entrevistas de emprego mais difíceis do mundo, segundo o site Glassdoor. E, se um dia, você se deparar com uma questão do tipo, o que fazer? Veja a resposta de Fernando Mantovani, managing director da Robert Half Brasil.
Você acaba de estrear seus pés em uma nova rota profissional. Na bagagem, quase nenhuma experiência que, de cara, mostre que você tem os requisitos necessários para a oportunidade. Já que mudanças de carreira não são sinônimo de começar do zero, veja como provar seu valor.
Mesmo quando previamente anunciada, a demissão sempre chega com um ar de golpe para as emoções e carreira de qualquer profissional. A cena fica pior quando é preciso tocar neste assunto no meio da entrevista de emprego. Ricardo Basaglia, da Michael Page, explica que não é preciso entrar em pânico e dá as dicas para encarar numa boa este tipo de questionamento.
Independente do resultado final, cada etapa do processo de seleção, cada entrevista de emprego podem trazer lições práticas para processos futuros. Mas qual a melhor forma de assimilá-los? Perguntando. No entanto, nem sempre é possível pedir feedback, ou melhor, perguntar para o entrevistador em quais pontos você errou ou acertou durante a entrevista. Entenda os motivos.
Mentir na entrevista de emprego? Nem pensar. Certo. Agora, o que fazer se você brigou com o seu antigo chefe ou se envolveu em alguma situação tão difícil quanto esta no seu passado profissional? Vale omitir? Em mais um dos vídeos de carreira, Fernando Mantovani, da Robert Half, dá a resposta.
Durante a entrevista de emprego, há um tipo de atitude que, de cara, pode acabar com suas chances de conquistar a oportunidade profissional em questão. Veja qual em mais um dos vídeos de carreira. Desta vez, com Fernando Mantovani, managing director da Robert Half Brasil.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida