8 dúvidas de carreira que você (provavelmente) terá um dia
Selecionamos alguns vídeos que trazem respostas às questões mais comuns sobre a vida profissional; assista
Talita Abrantes
Publicado em 4 de maio de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h13.
São Paulo - Ninguém nasce pronto, já dizia a sua avó. E em termos de carreira , mais cedo ou mais tarde, você irá se deparar com algumas questões difíceis na sua trajetória profissional. Pensando nisso, selecionamos oito dilemas que, vez ou outra, atormentam os profissionais e pedimos para especialistas darem dicas de como solucioná-los em alguns vídeos de carreira . Confira.
Não existem empregos bons, nem ruins. O que existe é um tipo adequado de profissão, cargo ou carreira para cada tipo de perfil. Mas, afinal, o que faz com que um trabalho seja totalmente errado para você? Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”, dá a resposta.
Até que ponto vale a pena investir em uma pós-graduação? Quando é a hora certa para começar este tipo de formação? Quando ela não conta mais tanto pontos assim para o currículo? João Márcio, diretor-executivo da Talenses, dá todas essas respostas. Confira.
Esforço é essencial para crescer na carreira. Mas qual o limite para isso? Qual a diferença entre ser um profissional que dá o melhor de si de um que se sacrifica pelo trabalho? Veja a resposta de Silvio Celestino, da Alliance Coaching.
Fazer marketing pessoal é essencial. Mas qual a melhor estratégia para vender seu peixe sem parecer prepotente? Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center, dá a resposta.
Em um tempo em que as pessoas trocam de emprego em uma proporção semelhante ao quanto trocam de roupas, manter-se por muito tempo na mesma empresa pode ser uma decisão arriscada? Silvio Celestino, da Alliance Coaching, opina sobre o assunto.
Beba água. Alimente-se no horário. Faça exercícios físicos. Medite. Tenha tempo livre. Quando a agenda aperta, as diretrizes para ter uma rotina equilibrada e mais qualidade de vida podem soar como mais um fator de pressão. Quem nunca se sentiu culpado por faltar à academia atire a primeira pedra. Como mudar isso? Veja a resposta de Artur Zular, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida.
Para muitos, a relação chefe e subordinado pode ser mais estreita e render até uma amizade. Apesar das vantagens deste tipo de relação, vez ou outra, quem é chefe e amigo ao mesmo tempo tem que encarar alguns dilemas como demitir quem divide boas horas de happy hour e confidências com você. Veja como solucionar esta questão. Desta vez, com Sidnei Oliveira, autor do livro “Profissões do futuro”.
Você até tenta, mas não adianta. É seu chefe abrir a boca para o sangue quente subir lentamente pelo corpo até ferver na cabeça. Às vezes, ele nem precisa proferir palavra. A falta de simpatia com ele é tanta que a simples presença já incomoda. Difícil, não? O que fazer quando o jeito do seu chefe inspira os sentimentos mais irritantes em você? Em mais um dos vídeos de carreira, Sidnei Oliveira, autor do livro "Profissões do Futuro", oferece algumas dicas.
Mais lidas
Mais de Carreira
Essa é a lição mais valiosa que a arte reserva para empreendedoresEdital do TRT 10 é publicado e salário é de até 16 mil; veja todas as informaçõesComo aumentar sua produtividade com a técnica de Richard Branson que alavancou a VirginRumo à França: Grupo L’Oréal convida jovens para uma competição global. Saiba mais sobre o programa