Carreira

5 vantagens competitivas dos introvertidos no trabalho

É verdade que o mundo corporativo ainda se encanta pelos profissionais extrovertidos. Mas os quietos também têm seus poderes secretos

Silêncio: o introvertido costuma capturar detalhes mais facilmente (/Creative Commons/Steven Depolo)

Silêncio: o introvertido costuma capturar detalhes mais facilmente (/Creative Commons/Steven Depolo)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 15h00.

Última atualização em 5 de abril de 2021 às 15h10.

São Paulo - Você fala baixo, fica vermelho ou gagueja quando lhe fazem uma pergunta? Pois saiba que o mercado de trabalho precisa de você - justamente por causa dessas características, e não apesar delas.

A introversão pode ser um traço muito valioso para ter sucesso profissional, segundo Adriana Gomes, psicóloga e especialista em carreira. “Esse pode ser um grande diferencial para quem desempenha atividades de análise e planejamento, por exemplo”, afirma.

Ao contrário do tímido, que não se expõe por insegurança pessoal, o introvertido prefere atividades solitárias e se ancora em seu próprio mundo interior.

De acordo com Adriana, esse perfil psicológico tem grandes vantagens sobre o seu oposto - o extrovertido.

É claro que a “balança” da sociedade sempre pendeu, e ainda pende, para os sociáveis, empolgados e tagarelas. Culturalmente, os quietos são percebidos como inseguros e hesitantes.

“No fim, muita gente acaba pensando que o comportamento do extrovertido é o mais adequado para o mundo do trabalho”, diz o profissional de coaching Maurício Sampaio. “Mas é impossível falar em um perfil certo para o mercado”, completa.

A diversidade de comportamentos, aliás, é o que gera resultados promissores, acrescenta Adriana. “Introvertidos e extrovertidos são perfis complementares, que contribuem cada qual à sua maneira para a produtividade de um grupo”, explica ela.

Sim, o extrovertido pode colaborar muito com sua sociabilidade, entusiasmo e facilidade de comunicação - mas o introvertido não fica atrás em número de qualidades. Veja a seguir algumas delas:

1. Concentração
De acordo com Sampaio, o introvertido ganha pontos por perder menos tempo com conversas paralelas no trabalho. Graças à sua introspecção, ele tem mais facilidade para segurar o foco em suas entregas.

2. Sutileza
Imerso em sua tarefa, o profissional com esse perfil costuma capturar mais facilmente os detalhes implicados no que está fazendo. “São pessoas que tendem a fazer um trabalho mais minucioso e preciso ”, explica Sampaio.

3. Percepção
Outra grande virtude do introvertido é sua capacidade de escuta e de observação. “São hábitos em falta no mundo corporativo”, observa Adriana. Já que consegue enxergar e ouvir o outro, ele tende a fazer análises mais profundas sobre as diversas situações de trabalho.

4. Originalidade
Em equipes dedicadas à busca por inovação, o introvertido pode ser uma peça fundamental. “Ele tende a ter uma visão de mundo mais analítica e profunda, atenta a detalhes que passam despercebidos pelos outros. Por isso, consegue trazer opiniões inusitadas para o grupo”, diz Adriana.

5. Planejamento
Segundo Adriana, o introvertido tem o hábito de coletar um grande número de informações do ambiente antes de agir. Mais cauteloso e preparado, ele perde menos tempo lidando com surpresas desagradáveis - um ingrediente abundante na vida dos profissionais mais impulsivos.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentodicas-de-carreiraPsicologia

Mais de Carreira

24 milhões de empregos até 2030: mercado trilionário cresce, mas com poucos talentos qualificados

“Por que devo te contratar?”: como responder a essa pergunta na entrevista de emprego

O que é ponto facultativo e quem tem direito?

Entenda a diferença entre salário líquido e salário bruto e aprenda a calcular

Mais na Exame