5 frases que você não deve falar se quiser ser bem-sucedido
Suas ações podem significar a diferença entre se destacar profissionalmente e permanecer na média
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2015 às 19h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h26.
São Paulo - Seu pensamentos, ações e até mesmo a escolha das palavras podem significar a diferença entre se destacar profissionalmente e permanecer na média. "Se você passa um tempo em torno de pessoas bem-sucedidas [que conquistaram a própria riqueza] e, depois, ficar mais algum tempo com outras, você vai entender uma diferença na forma de como os dois grupos falam", conta Steve Siebold, milionário que estudou mais de 1.200 ricos, em entrevista ao site americano Business Insider. Segundo Siebold, pessoas realizadas profissionalmente têm uma visão diferente de determinadas situações, e consequentemente, não se abalam facilmente quando obstáculos aparecem. Para isso, estas pessoas têm algumas máximas, como não dizer algumas frases. Veja a seguir as frases que os ricos aboliram (e que você deveria abolir também).
Se você quer ser bem-sucedido, você precisa de paixão. Faça o que lhe dê prazer e se você está num trabalho em que não está feliz, busque outra coisa. "O rico sabe que paixão é o real secreto para ser bem-sucedido", diz Siebold. "Enquanto a massa vê a paixão como um efeito, o grande segredo é vê-la como a causa. Em outras palavras, a maioria das pessoas vai trabalhar todos os dias e esperando encontrar a paixão no que fazem. As pessoas que se destacam vão trabalhar todos os dias sentindo paixão pelo o que fazem."
Apesar de parecer inofensiva, esta frase é altamente perigosa, pois lhe dá limites. Segundo o especialista em finanças pessoais, Robert Kiyosaki, esta frase mostra até onde você pode chegar, e não dá uma solução para o problema. Em vez disto, você deveria dizer: "Como posso comprar isso?" Kiyosaki ressalta que isso não significa que você deve comprar tudo. O ponto é constantemente exercitar sua mente, chegando a conclusões criativas e pensando em como fazer algo acontecer, ao invés dizer que "não dá".
"Pare de dizer para si mesmo que você nunca vai conseguir algo e que isto está fora de seu controle", diz Siebold. "A verdade é que fazer dinheiro é um trabalho para si mesmo". Pessoas realizadas na carreira têm objetivos e não se deixam levar por frases negativas como esta.
É claro que ter grana não resolve tudo ou garante a felicidade plena. Mas, no mundo onde vivemos, o dinheiro ainda tem o poder de prover muitas coisas - como liberdade, oportunidades e possibilidades. Para isso, é necessário ver o dinheiro de uma forma diferente - nem idolatrá-lo, nem odiá-lo. É preciso ter uma boa relação com as finanças pessoais.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões